ITV na via verde

Nº 207 | Junho 2016
A indústria têxtil e vestuário está cada vez mais “amiga do ambiente”, com investimentos em tecnologias mais eficientes, métodos de produção mais ecológicos, redução de desperdícios, reciclagem e fontes de energia não poluentes a tornarem o sector mais sustentável.
Download da capa do Jornal Têxtil exclusiva a assinantes
Para fazer download, inicie sessão ou assine já através do registo.



Acusada de ser a segunda indústria mais poluente do mundo, o universo da moda tem vindo a adotar práticas mais “verdes”, num percurso onde as empresas portuguesas têm estado na linha da frente. Na edição de junho do Jornal Têxtil conheça as grandes tendências sustentáveis da indústria têxtil e vestuário e inspire-se com os exemplos nacionais, incluindo as iniciativas da Vilartex, Filasa, Faria da Costa, Paulo de Oliveira e Twintex. Esta última, numa entrevista a três vozes – António, Bruno e Mico Mineiro – , desvenda como uma filosofia de responsabilidade ambiental e social se tornou no segredo de um negócio de sucesso.

A crescer está igualmente a Smart Inovation. A empresa especialista em têxteis funcionais continua a repelir mosquitos e a ganhar negócios, um pouco por todo o mundo, como revela em entrevista o diretor comercial e de relações públicas Mário Brito.

Exemplo de empreendedorismo, apresentamos a LBJ Wash, que da contrariedade do desemprego fez uma oportunidade de negócio para os quatro sócios, que estão agora no segundo ano de atividade e esperam lavar cada vez mais denim.

Já a Ribera decidiu acompanhar as temperaturas mais frias e lançar rendas a pensar no inverno, enquanto a Adalberto Estampados está a fazer boas camas com malhas que garantem um sono de luxo. Nesta edição do Jornal Têxtil saiba ainda como a Somani superou com sucesso 30 anos de desafios, em que medida o private label tem permitido a expansão da José Adélio M. Castro, que novidades está a Play Up a desenvolver para os mais pequenos e da boa saúde do negócio da Custoitex, onde moda, bem-estar e desporto se combinam na perfeição. E por falar em moda, não perca as viagens de Katty Xiomara, na passerelle e no caminho da internacionalização da sua marca.

Conheça também um pouco melhor o negócio da Malhia Kent, que falou em exclusivo ao Jornal Têxtil, acompanhe o sobe e desce dos mercados nas nossas páginas de conjuntura e espreite os projetos de I&D que podem mudar o futuro da moda, incluindo uma fibra obtida a partir do chá.

E como a internacionalização é quase uma obrigação para as empresas da indústria têxtil e vestuário, deixe o seu negócio voar mais alto com as soluções de transportes e logística da Linde, Inchain Logistics, A.Dos.M, Rangel, Air-Sea Lopes, Lusocargo, Luís Simões e Torrestir, apresentadas na publirreportagem deste mês.

Se ainda não é assinante, não deixe passar mais tempo e faça já a sua subscrição (mais informações através do email cenit@portugaltextil.com) para receber mensalmente as notícias que estão a marcar a indústria têxtil e vestuário, em Portugal e no mundo.