A última edição da Tissu Premier, em Lille, não recolheu a unanimidade dos participantes. Se, por um lado, a organização se mostrou satisfeita com os resultados alcançados – sobretudo devido à contagem de 3.661 visitantes, dos quais 35% internacionais, e à presença de compradores de grandes marcas como Tommy Hilfiger, C&A, Monoprix, Grupo Beaumanoir, Aquascutum, Next e Debenhams –, por outro lado, alguns dos expositores portugueses presentes no certame mostraram-se desapontados com a dimensão e os resultados da sua participação.
João Carvalho, presidente do conselho de administração da Fitecom, afirmou que «esta foi a pior edição dos últimos 10 anos. Só no último ano, a feira diminuiu para metade em termos de expositores e visitantes». A Fitecom, que apostou em produtos clássicos e menos em artigos de moda na sua colecção, tendo como base essencialmente lãs finas e misturas lã/poliéster e lã/Lycra, integrou a delegação de empresas apoiadas pela Associação Selectiva Moda e pelo Qren, da qual fizeram parte também a Adalberto Estampados, Lurdes Sampaio, TMG e Troficolor.
Também para a TMG, «a feira decorreu abaixo das nossas expectativas porque o número de expositores da nossa área era menor, o que é mau para atrair visitantes», referiu Daniela Dias, gestora de vendas. Entre os vários temas da nova colecção, Cape Cod, inspirado na náutica, e Portofino, caracterizada por cores ácidas, foram os que mais atraíram os compradores. Em termos de produto, os tecidos em linho e misturas com linho (na camisaria) e tecidos tintos em fio de aspecto lavado (para calças e camisas) foram os mais procurados no stand da TMG.
Para além das colecções de tecidos para a Primavera-Verão 2011, a feira apresentou ainda as novidades para a estação quente deste ano, assim como uma actualização para o próximo Inverno. Entre as inovações, a feira destacou os «novos compostos para fibras inovadoras, o denim “terapêutico”, as costuras coladas, as rendas refinadas, os bordados a laser e as novas técnicas de estampagem». Nas tendências, a feira de Lille sublinhou os estampados, nomeadamente os floridos, assim como os materiais “segunda pele”, leves e fluidos, que privilegiam o conforto e a funcionalidade, assim como os conceitos esvoaçante, bem-estar, elegância e divertimento.
A próxima edição da Tissu Premier está já marcada para 1 e 2 de Setembro, no Lille Grand Palais.