Início Notícias Tendências

Verão azul

Pedra basilar nos guarda-roupas femininos e masculinos – independentemente das estações e perfeitamente adaptável às tendências –, o denim é clássico e intemporal. Nesta estação quente, o tecido ganha renovada força, dominando não só o vestuário, mas também os acessórios e descendo inclusivamente até ao calçado.

Embora o denim raramente fosse o foco das coleções de primavera-verão da alta-costura e pronto-a-vestir, em setembro e outubro de 2016 o tecido surgiu, pelo menos, numa ou duas silhuetas durante os desfiles. Na forma de blusão, saia, casaco longo ou bolsa – para não mencionar os jeans –, o material foi diversas vezes proposto pelo luxo. A par disso, destaca a agência noticiosa AFP, a mais recente temporada de desfiles sugeriu que a tendência deverá continuar no outono-inverno 2017/2018.

Estilos versáteis

O denim está de volta para a primavera-verão de 2017, casando com todos os estilos-chave da estação. Encontrado em coordenados inspirados pelo streetwear, movido pela estética rock ‘n’ roll ou mesmo pelo grunge, o material deixa-se ainda marcar por bordados e patchworks em alternativas mais personalizadas ou retro. Nesta temporada, o denim é inclusivamente combinado com peças mais sofisticadas e femininas.

Na passerelle, a Aalto explorou o denim em silhuetas oversized e a Roberto Cavalli concentrou-se nas inspirações dos anos 1970. A Kenzo sugeriu o denim em silhuetas descontraídas, mas muito femininas. Já casas de moda como a Lutz Huelle reinterpretaram e desconstruíram as peças em denim com cortes assimétricos e painéis de tecido colorido.

De passerelle para o retalho

A par do luxo, as marcas da high street também se deixaram inspirar pela cor azul do denim na primavera-verão de 2017.

A coleção-cápsula “Tommy x Gigi” – fruto da colaboração entre Tommy Hilfiger e a modelo Gigi Hadid – propõe várias peças em denim, incluindo jeans e bolsas com patches, uma camisa, um boné e uma gabardina.

A marca Liu Jo oferece uma grande variedade de peças em denim, por vezes rasgadas ou decoradas com franjas e motivos coloridos. A Morgan tem uma coleção cápsula criada em parceria com a “It girl” Caroline Receveur composta por jeans e shorts e a LTB Jeans revisita o jumpsuit em vários estilos e cores.

A H&M, por seu lado, sugere a linha unissexo “Denim United”, trabalhada exclusivamente com materiais mais ecológicos (algodão orgânico, algodão reciclado ou liocel). A “Denim United” inclui jeans, jumpsuits, blusões e camiseiros e aposta nos mesmos tecidos e acabamentos para ele e para ela (ver Unissexo atinge retalho).

Já a Guess, marca historicamente associada ao denim, está a comemorar o seu 35.º aniversário com a coleção “Guess Originals – 1981 Anniversary Capsule”. A coleção presta homenagem às raízes denim da marca com alguns modelos reinterpretados, incluindo casacos longos, curtos e oversized, jeans, shorts, saias, túnicas e jardineiras.