Início Notícias Têxtil

12 passos rumo à Techtextil

Faltam 12 meses para a Techtextil 2019 e, por isso, os preparativos para a feira de têxteis técnicos e não-tecidos já arrancaram. As expectativas da organização carregam o otimismo das edições anteriores, com um interesse crescente por parte de expositores e visitantes.

A 12 meses da abertura de portas da principal feira internacional de têxteis técnicos e não-tecidos, que acontece de 14 a 17 de maio na cidade de Frankfurt, o número de registos já é significativamente superior ao valor observado em igual período que antecedeu o último salão.

«A cada dois anos, a Techtextil, em Frankfurt, torna-se o centro de todos os investigadores, produtores e utilizadores pioneiros no campo dos produtos têxteis de alta tecnologia. A nossa marca é a grande variedade de soluções têxteis que encontram utilizações além dos limites do sector. Os números destacados de registos sublinham o valor que a comunidade internacional deposita na Techtextil», afirma Olaf Schmidt, vice-presidente de têxteis e tecnologias têxteis da Messe Frankfurt, entidade organizadora da feira.

Até à data, expositores de 44 países confirmaram a participação na Techtextil 2019 e 12 países já registaram stands conjuntos/nacionais – Bélgica, China, República Checa, França, Grã-Bretanha, Itália, Coreia do Sul, Suíça, Taiwan, Turquia, EUA e Portugal.

Os expositores representam todo o espectro de têxteis técnicos e não-tecidos, havendo uma representação particularmente forte em áreas relacionadas com a arquitetura e construção, vestuário, sector automóvel, medicina, desporto e proteção. Os expositores confirmados incluem, entre outros, a AG Cilander, Freudenberg, Hyosung, Ibena Textilwerke, Kordsa, Lenzing, Porcher, Peppermint Holding, PHP Fibers, Sandler, Sattler Pro-Tex, Schoeller, Sioen, Tenowo e Olbo & Mehler.

Na próxima edição da Techtextill será também oferecida aos visitantes uma ampla gama de produtos na área de maquinaria têxtil, onde estarão representadas as empresas líderes no mercado internacional, como a Dilo, Groz-Beckert, Huntsman, Karl Mayer, Lindauer Dornier, Monforts e Trützschler.

Além disso, os stands conjuntos organizados pelas associações profissionais ACIMIT (Itália) e BTMA (Grã-Bretanha) voltam a apresentar um vasto espectro de tecnologias, processos e acessórios.

Realizada em paralelo com a Techtextil, a Texprocess, feira dedicada ao processamento de têxteis e materiais flexíveis, promete também partilhar informações detalhadas sobre todas as etapas do processamento têxtil.

Em 2017, a Techtextil 2017 recebeu aproximadamente 1.500 expositores – 25 deles portugueses – e mais de 33.000 visitantes profissionais, provenientes de 104 países.

Novo layout

Devido ao trabalho de construção em curso no Centro de Exposições da Messe Frankfurt, em maio de 2019 haverá uma ligeira alteração ao layout da Techtextil e da Texprocess. Pela primeira vez, existirá um hall partilhado que vai incluir os expositores da Techtextil com foco em tecidos funcionais e expositores da Texprocess envolvidos no acabamento de tecidos. Este espaço albergará ainda a “Digital Textile Micro Factory”, uma linha de produção totalmente integrada e em rede para vestuário, assim como – também em estreia absoluta – para têxteis técnicos com diferentes aplicações. Nesta área, os visitantes poderão ter uma visão de todo o processo produtivo, do material ao produto acabado.