Início Destaques

2016 a dois tons

O reconhecido Pantone Color Institute, responsável pelas tendências de cor à escala global, revelou a cor de 2016. O anúncio chegou com um elemento surpresa e, pela primeira vez no seu historial, para o próximo ano o instituto elegeu não uma, mas duas cores. O Rose Quartz 13-1520 (Rosa Quartzo) e o Serenity 15-3919 (Serenidade – um tom azul claro), que acabam por se unir.

De acordo com a informação divulgada, os próximos meses serão pintados de tons pastel e não destoam da tendência agender.

«À medida que os consumidores procuram a concentração e o bem-estar como antídotos para o stress quotidiano, as cores acolhedoras, que preenchem o desejo de tranquilidade e segurança, começam a ganhar proeminência», explica Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, em comunicado.

Juntos, o Rosa Quartzo e o Serenidade procuram encontrar um equilíbrio entre «um rosa quente e acolhedor e um azul fresco e descontraído», refletindo «conexão e bem-estar e um sentimento de ordem e paz», acrescenta Eiseman.

As duas tonalidades, anunciadas para a primavera-verão 2016 (ver Fumo Rosa), unem-se agora, também, para desafiar as tradicionais perceções da associação das cores. «Em muitas partes do mundo, estamos a experimentar um esbater dos géneros em termos de moda, o que acabou por ter impacto nas tendências de cor em outras áreas do design», aponta o mesmo documento, revelando que esta abordagem distinta vem no seguimento de questões mais amplas, como a igualdade de género e a crescente predisposição do consumidor para usar a cor como forma de expressão.

Na moda

Durante 16 anos, o anúncio da cor do ano tem vindo a influenciar o desenvolvimento de produto e as decisões de compra de muitas indústrias, incluindo a moda, o mobiliário e o design industrial, bem como o design gráfico.

A combinação do Rosa Quartzo com o Serenidade visitou já as passerelles de apresentação das coleções para a a próxima estação quente de marcas como a Emilio Pucci, a Leanne Marshall, a BCBG ou a Richard James, entre outros que incorporaram esta simbiose harmoniosa nas suas propostas. Divertida mas sofisticada, esta dupla tem uma assinatura própria ainda que possa ser combinada com outras tonalidades.

A junção das duas cores pode expressar-se em estampados, plissados, padrões florais, riscas ou em color blocking e as suas diferentes abordagens vão permitir que seja usada ao longo de todo o ano, dos pelos e lãs até aos algodões.

O Rosa Quartzo e o Serenidade revelam-se também uma escolha popular na joalharia e nos acessórios para o cabelo, passando pelo calçado e, até, pela tecnologia wearable.

No design gráfico

Os consumidores são atraídos de imediato para esta combinação forte que revela, ainda assim, propriedades calmantes, considera o instituto. Neste sentido, acaba por se estender a uma gama variada de produtos, da restauração à cosmética. E, numa altura em que as embalagens têm merecido a atenção do design, que as liga às tendências de cor, a matiz pode também marcar diferentes materiais neste segmento.

As seleções passadas da cor do ano incluíram o Marsala18-1438 (2015); o Orquídea Radiante 18-3224 (2014); e o Esmeralda 17-5641 (2013).