Início Notícias Tendências

2017 pinta-se de verde

O Pantone Color Institute, guardião das tendências de cor à escala global, já escolheu o tom que vai colorir o próximo ano. O Greenery, um verde revitalizante que anuncia um novo começo, vai influenciar as tendências de moda, publicidade, design e decoração de interiores nos próximos 12 meses.

O Pantone 15-0343 foi eleito a cor do ano 2017 e o instituto parece estar em sintonia com a indústria da moda, uma vez que o tom foi encontrado em muitas passerelles para a primavera-verão 2017.

O Pantone Color Institute revelou na semana passada que esta escolha simbolizava regeneração, preocupações ambientais e que «explode em 2017 para promover a esperança que coletivamente se anseia». Já a diretora executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman, afirmou que o verde é uma «cor de afirmação da vida» e que «através de sua vibração assertiva, mas reconfortante, o Greenery oferece autoconfiança e ousadia para viver a vida segundo regras próprias, numa época em que se redefine o que nos torna bem-sucedidos e felizes».

O Greenery é descrito como um tom fresco e verde-amarelado que evoca os primeiros dias da primavera, quando os verdes da natureza se revigoram e renovam.

Para os especialistas, este terá sido também um dos principais temas do calendário de moda destinados à próxima estação quente , onde a botânica dominou muitos coordenados.

O Greenery foi visto na passerelle da Balenciaga, casa que o trabalhou em vestidos florais, na Louis Vuitton, que aplicou a cor num fato assimétrico, na Etro, que abordou o verde em caftans bordados de estética boémia ou na Lacoste, que investiu na monocromia em tops e impermeáveis.

Várias marcas optaram ainda por uma gradação mais profunda. A Versace ofereceu uma saia de folhos e um crop top em verde-mar e a Moschino apresentou um vestido verde-esmeralda estruturado com folhos exagerados. O verde-garrafa, por sua vez, salpicou as propostas da Rochas, Balmain e Sonia Rykiel.

Mais do que a cor do ano, o Greenery foi também a inspiração para dez paletas de cor que vão ditar as tendências de moda, publicidade, design e decoração de interiores em 2017.

Não obstante, a escolha de um tom verde não é uma estreia para o Pantone, que em 2013 apontou o verde-esmeralda como eleito.