Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Nunca gastámos tanto dinheiro em compras
  2. Vendas a retalho abrandam em Novembro e produção industrial estagna
  3. As empresas vão pagar mais impostos?
  4. Crescimento será dececionante e desigual em 2016, avisa Lagarde
  5. Trocar uma prenda e ficar com duas. Eis o truque da época de saldos
  6. Disney apresenta robô que desafia a gravidade
  7. Outros

1Nunca gastámos tanto dinheiro em compras

Entre 23 de novembro e 27 de dezembro, os portugueses pagaram 3712 milhões de euros em compras efetuadas com o cartão multibanco, mais 7,3% do que em igual período de 2014. Segundo os dados mensais registados pelo Banco de Portugal, estas quatro semanas natalícias de 2015 foram aquelas em que os portugueses mais gastaram desde que há registo, isto é, desde 2000.

2Vendas a retalho abrandam em Novembro e produção industrial estagna

Dados do INE conhecidos hoje revelam que “o índice de emprego no comércio a retalho apresentou, em Novembro, um crescimento homólogo de 2,5%”, face a variação de 2% em Outubro.

3As empresas vão pagar mais impostos?

A redução do número de anos para o reporte de prejuízos fiscais e o aumento da participação mínima que dá direito a isenção de IRC nos dividendos e nas mais-valias perspectivam-se como os maiores reveses para as empresas.

4Crescimento será dececionante e desigual em 2016, avisa Lagarde

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional alerta para as fraquezas do sector financeiro à escala mundial e para os riscos que estão a aumentar para as economias emergentes num artigo publicado no jornal alemão Handelsblatt desta quarta-feira.

5Trocar uma prenda e ficar com duas. Eis o truque da época de saldos

Quatro dias após a noite da consoada ainda há quem tente trocar os presentes de que não gostou ou que não serviram. Mas sabia que as lojas não são obrigadas a fazê-lo?

6Disney apresenta robô que desafia a gravidade

Embora mais conhecida pelos seus filmes, a Disney tem também um departamento de robótica. E a sua mais recente criação é o VertiGo, criado em colaboração com a Escola Politécnica de Zurique.

7Outros

Lay-off. Casos disparam 33%,a maior subida em três anos

1171 trabalhadores foram colocados em situação de redução de horário ou suspensão temporária do contrato. Estão envolvidas 82 empresas. Queda na procura externa explica.

ri.diarioeconomicoEnergéticas e retalho levam Lisboa para ganhos

A EDP e a EDP Renováveis a subir 0,4%, a Galp 0,8% e as retalhistas a apreciar também cerca de 0,4%, estão a permitir ao PSI 20 inverter das perdas do início da sessão, mantendo-se o sector financeiro como factor negativo.

ri.jornalnegociosPetróleo cai 2% antes dos dados das reservas nos EUA

A matéria-prima negoceia em terreno negativo nos mercados internacionais, preparando-se para fechar 2015 com uma desvalorização anual superior a 30% tanto em Londres como em Nova Iorque.

ri.publicoExportadoras ganham peso entre as filiais de empresas estrangeiras

Espanha continua a ser o principal país de origem das filiais das empresas estrangeiras, mas são as sociedades francesas que geram mais valor.