Início Arquivo

A arte da criatividade

Carla Amaro é designer industrial de formação, mas o seu verdadeiro talento está nos pequenos acessórios femininos, onde não se coíbe em misturar materiais tão invulgares quanto a prata e o plástico. Esta é, certamente, a marca que a distingue e com a qual conquistou o seu lugar no mercado.

 

No entanto, Carla Amaro garante não Ter um estilo. A provar estão as peças de joalharia e bijutaria contemporânea que enchem as prateleiras da loja de Lisboa. Desde peças simples a outras bem mais elaboradas, existe de tudo em cada colecção.

 

A criatividade de Carla não tem limites, dando sempre preferência a peças funcionais e usáveis. «Para mim, não faz sentido fazer um colar muito escultórico e artístico que depois não possa ser usada».

 

Para além da forma habilidosa como produz as peças, Carla Amaro possui também um elevado sentido estético e criativo, influenciadas por diversos aspectos, apesar de tentar não ser contaminada pelas leis da moda. Mas, «se, por exemplo, vão haver muitas golas altas no próximo Inverno, faz mais sentido criar colares longos do que gargantilhas», explica.

 

Quanto a materiais, cabe tudo no seu trabalho, desde pedras compradas em antiquários, vidros vindos de Itália e da Europa de Leste até tecidos exóticos.

 

A colecção Outono/Inverno está prestes a entrar nas montras e Carla promete uma série de técnicas inéditas em Portugal.

 

Para a criadora, «uma das grandes vantagens aqui na loja é o verdadeiro atendimento personalizado. As pessoas podem falar com quem produziu o objecto que vão adquirir, e sabem que levam para casa uma peça que mais ninguém irá ter».

 

Todas as peças que produz são como “filhos” para Carla Amaro, que as fotografa e guarda-as em dossiês.

 

Carla Amaro nasceu em Silves, no Algarve, mas como muitos abandonou a terra natal para estudar. Sempre ligada às artes, estudar no Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE), em Lisboa.