Início Destaques

A bola de cristal da Heimtextil

Em plena pandemia de Covid-19 e com a próxima edição da feira internacional de têxteis-lar agendada de 12 a 15 de janeiro de 2021, as mudanças são inevitáveis em vários aspetos, nomeadamente na previsão de tendências.

«Nunca olhar para o futuro teve tanto interesse como tem agora. A crise do coronavírus está a mudar o nosso futuro com consequências sociais e económicas gigantes. Os mercados estão a mudar drasticamente e a nossa coexistência também está a passar por alterações fundamentais», refere a Messe Frankfurt em comunicado.

Consciente sobre as mudanças subjacentes com a chegada da pandemia, o Heimtextil Trend Council reuniu para prever como esta crise está a influenciar o design de interiores e quais vão ser as tendências e inovações que devem ser apresentadas em 2021/2022. Desta vez, a reunião anual de preparação para a próxima edição da feira, onde os especialistas e os responsáveis do evento analisam as tendências globais, concretizou-se por videoconferência, dadas as circunstâncias sem precedentes.

Efeitos no futuro

Uma vez mais, o Heimtextil Trend Council foi constituído pelas três agências de renome internacional Spott Trends & Business da Dinamarca, FranklinTill do Reino Unido e Stijlinstituut Amsterdam dos Países Baixos.

Contudo, Anja Bisgaard Gaede, CEO e especialista de tendências de consumo, e a respetiva equipa da Spott Trends & Business estiveram à frente do projeto, conferindo um toque escandinavo às tendências da Heimtextil. Além do Trend Space, a equipa tratou ainda da compilação do livro de tendências da feira alemã, que é usado como ferramenta de trabalho por muitos produtores têxteis, assim como decoradores e designers de interiores na criação de novas coleções e também de novos conceitos.

«Para todos os sectores, a situação atual mostra que a indústria e as retalhistas estão a enfrentar, o que é provavelmente o maior desafio que a nossa sociedade já teve de superar em tempo de paz», afirma Olaf Schmidt, vice-presidente da área de Têxteis e Tecnologia Têxtil da Messe de Frankfurt. «Na sua função de barómetro de tendências, a Heimtextil está incumbida e esforça-se para reconhecer, nomear e destacar o que é provável acontecer no futuro numa fase inicial. Mesmo nestes tempos de turbulência, os nossos analistas de tendências não têm a desejada bola de cristal. Eles observam os mercados globais e usam os métodos e ferramentas de tendências e pesquisas futuras», completa o vice-presidente.

Inovação e sustentabilidade

Os especialistas identificaram quatro tendências de design e de cores, com base nos produtos dos expositores, que vão ser apresentadas no Trend Space, que se vai localizar no hall 3.0 do certame. Deste modo, os visitantes do espaço vão ter uma nova experiência, sob a forma de um laboratório digital de inovação, que destaca as possibilidades e oportunidades extra de mercado conferidas por uma cadeia de valor digital têxtil completa. Na prática, desde o design até ao produto virtual usado pelo consumidor final.

A Future Materials Library, lançada na edição anterior da Heimtextil, vai manter-se no próximo ano e revelar vários materiais inovadores de base sustentável, como por exemplo um verniz fabricado com brácteas de milho mexicano e uma lã vegan alternativa composta por fibras de celulose das folha do abacaxi.

A Messe Frankfurt vai apresentar previamente, no final do verão, as tendências para o sector global de mobiliário de modo a que os expositores recebam o auxílio necessário para a criação de coleções e design de produtos.

«O Heimtextil Trend Space no hall 3.0 é uma oportunidade única para ter uma visão geral do estado de arte no design de interiores têxteis de amanhã. As informações e inspirações expostas são incomparáveis em todo o mundo, em amplitude e profundidade», destaca o comunicado.

Frankfurt vai receber a próxima edição da Heimtextil de 12 a 15 de janeiro de 2021.