Início Notícias Retalho

A letra Z

Gostam de streetwear, de comer fora e estão rendidos ao athleisure – de acordo com os analistas, estas são as chaves para desencriptar os Z’s norte-americanos. A geração que tem merecido todas as atenções dos retalhistas é, no fundo, simples de conquistar.

A beleza e os videojogos também estão em destaque na lista de prioridades da geração Z, com os seus gastos a subirem 6% nos últimos seis meses e 2% a uma taxa anual.

Estes são os resultados do mais recente Piper Jaffray Gen Z, que auscultou 6 mil adolescentes norte-americanos.

A maioria dos marketers e retalhistas já se apercebeu da dimensão da geração Z, agregando, no ano passado, 2,6 mil milhões de membros. Cerca de 60 milhões de Z’s residem nos EUA, mais um milhão do que os millennials, segundo a empresa Social Explorer.

Agora, o relatório Piper Jaffray Gen revela que o vestuário desportivo é o favorito no guarda-roupa dos Z’s, seguido do streetwear. Nas redes sociais, o Snapchat e o Instagram destronaram a popularidade do Facebook.

No que ao retalho diz respeito, a geração Z contribui com 830 mil milhões de dólares (aproximadamente 672,5 mil milhões de euros) em compras anuais e a alimentação é a sua categoria favorita – não propriamente as compras de supermercado, mas antes os almoços e jantares fora de casa.

Para os membros masculinos da geração Z, os videojogos são muito importantes, representando 13% dos seus gastos no retalho, para a ala feminina, a beleza surge em primeiro lugar e os gastos na categoria rondam os 368 dólares por ano.

Para fazerem estas compras, os Z’s continuam a preferir as lojas físicas. Um estudo conjunto da IBM e da National Retail Federation, realizado em 2017, refere que 67% dos consumidores da geração Z preferem fazer a maioria das compras em loja.

Esses consumidores querem, contudo, que as lojas onde compram ofereçam experiências envolventes e essas expectativas estendem-se aos centros comerciais que as albergam.

No entanto, o canal online está em crescendo e, no ciberespaço, o marketplace da Amazon reúne as preferências dos membros da geração Z.

Além da alimentação, a moda é outra das obsessões entre os adolescentes norte-americanos. Erinn Murphy, analista da Piper Jaffray, indica que marcas como a Adidas, Vans, Champion, Supreme e Tommy Hilfiger são as eleitas da geração nostálgica dos anos 1990. A Vans surge no topo da lista quando se trata de compras de moda.

Ainda em destaque nas marcas de eleição surgem a Nike, American Eagle, Forever 21 e Urban Outfiters. Nos acessórios, Michael Kors, Kate Spade e Coach, e respetivas propostas de luxo acessível, continuam a dominar os gastos das gerações mais jovens.