Início Notícias Marcas

A marca milénio da H&M: Nyden

A par do mote “Ano novo, vida nova”, a H&M prepara-se para lançar, este ano, uma nova marca, batizada Nyden, com carácter inovador e disruptiva do sistema tradicional da moda rápida.

Criada em Los Angeles sob orientação dos influenciadores digitais, a Nyden aposta no processo de cocriação, edições limitadas e preços mais elevados.

Atenta às mudanças que a geração milénio impõe, cada vez mais, no mundo da moda, a retalhista sueca recorre aos influenciadores digitais e a dados estatísticos para se aproximar do público-alvo – os “netocratos”.

Enquanto consumidores participativos e ativos, sensíveis à exploração deles próprios e dos outros, os “millenials” defendem e, sobretudo, exigem valores como a credibilidade, a autenticidade e a personalidade.

As preocupações da H&M seguem esta trajetória e concentram-se na satisfação das expetativas das “tribos” de consumidores vindouros, assumindo que cada “tribo” decidirá o que vestir, descentralizando o poder influenciador das celebridades em relação às tendências.

Oscar Olsson

Esta é uma das razões pela qual a Nyden adotou a filosofia de cocriação, integrando designers e influenciadores, denominados “líderes das tribos”.

A marca pretende, ainda, traçar um caminho com base em dados estatísticos e terá escolhido o filósofo Alexander Bards para ajudar a desvendar a filosofia que assiste esta geração Y.

De acordo com Oscar Olsson, cofundador e CEO da Nyden, o objetivo é reverter o modelo tradicional da indústria da moda. «Nesta sociedade futura, qualquer marca ou qualquer fornecedor deve entender que o poder não está nas suas mãos. O poder mudou-se para as tribos», afirmou Olsson à revista The Cut.

Os influenciadores digitais serão convidados para o centro de design em Los Angeles da nova marca, onde terão acesso a uma seleção de tecidos e materiais. As coleções podem ser produzidas num período de quatro semanas e estarão à venda na loja online ou em espaços pop-up físicos e/ou virtuais. O cofundador realça, ainda, o facto da Nyden não ser «mais uma» marca de moda rápida, mas antes oferecer coleções cápsula com preço mais alto.