Início Arquivo

A prata da Nasa

A eficácia da tecnologia dos iões de prata – hoje largamente aplicada numa gama de fibras e tecidos com o objectivo de conferir protecção anti-microbiana – foi um dos numerosos temas analisados durante uma recente missão de 10 dias realizada pela Nasa no âmbito do projecto Neemo 6.

Este projecto envolve uma tripulação de 4 membros da Nasa e está a ser levado a cabo no Laboratório Subaquático Aquarius ao largo da costa de Key Largo, na Flórida, EUA. Trata-se essencialmente de um projecto que visa explorar as condições de vida e de trabalho na Lua e Marte.

O desenvolvimento de micróbios num ambiente fechado e isolado, como a Estação Espacial Internacional, pode tornar-se um potencial perigo para a saúde da tripulação. O habitat húmido, fechado e isolado de Aquarius constitui o ambiente ideal para avaliar a tecnologia de iões de prata como potencial contra-medida microbiana. Esta tecnologia pode ser útil na minimização da presença de numerosos tipos de organismos microbianos.

As amostras microbianas foram recolhidas em missões específicas em várias áreas do habitat e analisadas através de hardware certificado habitualmente para utilização em órbita.

O vestuário e têxteis-lar utilizados foram equipados com a tecnologia Fosshield fornecida pela Foss Manufacturing, que provou ser bastante eficaz na protecção contra o desenvolvimento de bactérias e fungos destrutivos e causadores de odores. Uma parte do estudo centrou-se na forma de proteger a tripulação do desenvolvimento de bactérias na roupa durante as missões no espaço, onde instalações para banho e lavandaria análogas às que se têm em casa não são exequíveis.

Durante os 10 dias da missão, a tripulação usou vestuário, toalhas e roupa de cama produzidas com Fosshield, uma tecnologia anti-microbiana totalmente natural derivada de um composto à base de prata e que confere uma protecção mais segura e eficaz do que as soluções alternativas. A prata é um dos mais antigos agentes conhecidos e com provas dadas contra mais de 650 estirpes de bactérias e fungos.

Os materiais usados no Aquarius foram produzidos em parceria com a Domestic Fabrics, um produtor de malhas de teia e de trama, sedeado na Carolina do Norte. Outras aplicações Fosshield que estão a ser desenvolvidas, patenteadas e comercializadas incluem colchões, travesseiros, materiais de limpeza, produtos para tratamento de feridas, filtros de água e ar, revestimentos de automóveis e de paredes, palmilhas para calçado, roupa interior e vestuário de desporto. Além disso, novas investigações sobre a Fosshield mostraram o seu potencial para prevenir o desenvolvimento de ácaros.

«O Neemo não é uma simulação», sublinha Marc Reagan, director da missão Neemo 6. «É uma verdadeira missão com riscos reais num meio ambiente perigoso. Se vamos enviar pessoas para a Lua e Marte, precisamos de encontrar uma maneira económica de levar a cabo essa missão aqui na Terra. Com o Neemo, somos capazes de recriar um ambiente análogo, de elevada fidelidade, que nos permite testar equipamentos e procedimentos antes de enviar qualquer pessoa para o espaço. Nesta missão, focalizamo-nos em tecnologias que provavelmente encontraremos num futuro próximo na Estação Espacial».