Início Notícias Tecnologia

A revolução da tecelagem segundo a Itema

A construtora italiana de teares, detida em 60% pela família Radici, está a introduzir no mercado soluções inovadoras para felpos e denim, com os novos equipamentos em destaque na feira de tecnologia têxtil ITM, em Istambul.

São quatro os novos modelos que o Itema Group – que em 2017 adquiriu participações nas empresas Lamiflex e NoeCha (ver Itema diversifica para ganhar) – está a lançar junto dos especialistas em tecelagem, com o construtor italiano a prometer inovação e tecnologia de ponta capazes de mudar o jogo.

É o caso do modelo Rapier R9500terry, um tear pensado para felpos de elevada qualidade, com largura até 380 cm, o que, assegura a Itema em comunicado, a torna «na única construtora de maquinaria a oferecer esta versão ao mercado». Segundo a empresa, «o R9500terry representa o best-seller absoluto na senda da forte herança e reputação na tecelagem de felpos das marcas históricas Sulzer, Vamatex e agora Itema». A tecnologia usada no tear «garante uma otimização significativa da tensão da teia, reduzindo drasticamente o atrito durante a deslocação do tecido», explica a construtora, acrescentando que a possibilidade de mover o tecido até apenas 28 mm «traz infinitas possibilidades criativas».

R9500terry

Também a ser apresentada ao mercado está a segunda geração do tear de pinças para denim. «O R95002denim vai definir um novo padrão na tecelagem de denim, permitindo benefícios extraordinários mas tangíveis aos produtores, permitindo poupanças sem paralelo em termos de custo, qualidade de tecido superior e uma experiência de utilização extraordinária», enumera a Itema. Além de ter sido construído com componentes mais resistentes ao desgaste provocado pela utilização, o tear conta com uma melhor ergonomia e possibilita a redução não só do consumo energético mas também de material, graças ao iSaver, «um dispositivo revolucionário, nunca visto na indústria, que põe fim aos restos de selvedge no lado esquerdo do tecido, o que permite uma poupança sem paralelo», afirma a Itema.

R95002denim

No campo dos teares a jato de ar, o A9500 promete «elevada produtividade, ao mesmo tempo que assegura níveis reduzidos de consumo de energia». Este novo tear responde à tendência para criar tecidos elásticos e super-elásticos, graças ao bocal Brush Lycra Clamp, patenteado pela Itema, que permite obter tecidos com maior qualidade e fiabilidade. «Graças à Nova Plataforma Comum eletrónica, uma nova referência para fiabilidade e fácil controlo de todos os parâmetros técnicos, o A9500 dá um controlo imediato, fácil e perfeito dos parâmetros de inserção da trama».

A fechar a enchente de inovações que vai apresentar na feira turca de tecnologia têxtil ITM, que tem lugar de 14 a 17 de abril, a Itema – que emprega perto de 900 pessoas em todo o mundo e, em 2017, registou um volume de negócios consolidado de cerca de 300 milhões de euros – revela o R9500 na sua versão para tecidos de cortinas, que está já a ser usado pela Berteks Tekstil, produtora turca de cortinas de elevada qualidade. «O Motorized Weft Cutter, uma inovação da Itema desenhada há mais de 15 anos, antes de qualquer outro construtor de maquinaria têxtil, proporciona uma maior eficiência devido à possibilidade de definir tempos de corte independentes para cada trama, levando a uma versatilidade superior e a um reduzido desperdício de tecido», destaca a Itema.