Início Destaques

A. Sampaio duplamente premiada nos iTechStyle Awards

Dois dos quatro iTechStyle Awards atribuídos ontem, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, sob a égide da iTechStyle Summit ’22, foram ganhos pela A. Sampaio. Louropel e o consórcio constituído pela Lemar e pela Onwork, entre outras empresas, arrecadaram os restantes galardões.

Miguel Mendes

Uma malha multicamada com fibras e funcionalidades especiais, como retardante de chama e alta visibilidade, e outra malha fabricada a partir do reaproveitamento de resíduos da indústria agroalimentar, nomeadamente fibra de banana e fibra de ananás, em mistura com algodão orgânico, garantiram à A. Sampaio dois iTechStyle Awards, nas categorias tecidos e sustentabilidade, respetivamente. «É sempre interessante este tipo de prémios, ainda para mais numa altura em que voltamos a estar todos juntos, finalmente numa situação em que nos podemos ver cara a cara», afirmou Miguel Mendes, diretor comercial da produtora de malhas. «São o reconhecimento daquilo que vamos investindo em sustentabilidade e nas tendências que, ouvimos aqui [na iTechStyle Summit], são o futuro e em que acreditamos», explicou ao Portugal Têxtil.

A sustentabilidade, aliás, «é um vetor básico há muitos anos» na A. Sampaio, salientou Miguel Mendes. Já «o reaproveitamento de desperdícios da indústria alimentar, ou de outras indústrias, é um dos elementos mais novos nesta evolução», mas há novidades a caminho. «Estamos sempre com novas propostas, ajustadas às marcas e clientes, sempre neste sentido, desde rastreabilidade, sustentabilidade, diminuição do consumo de energia e de produtos químicos, e existirão outras no futuro muito interessantes», garantiu o diretor comercial da A. Sampaio, que já na última edição dos iTechStyle Awards tinha saído vencedora, também na categoria sustentabilidade.

Para além da A. Sampaio, a Louropel ganhou o prémio na categoria de acessórios com os seus botões fabricados a partir de um composto ureico em pó para prensagem com farinha de trigo, farinha de milho, fécula de batata e cortantes, enquanto o galardão na categoria de produto foi entregue ao Xr-ProteX, uma bata de proteção aos raios-X sem utilização de chumbo que emergiu de um projeto no âmbito do Texboost e que conta com um consórcio composto pela Lemar, a Onwork, a Polyanswer, o CITEVE e a Universidade do Porto, através da Faculdade de Engenharia (FEUP), da Faculdade de Ciências e do ICETA – Instituto de Ciências, Tecnologias e Agroambiente.

Esta edição dos iTechStyle Awards contou com 62 candidaturas na área dos tecidos, 32 nos produtos e 80 nos acessórios, sendo o prémio de sustentabilidade selecionado entre todas as candidaturas das três áreas.