Início Notícias Marcas

A típica primavera está de volta ao consumo

Com a chegada da primavera e o desconfinamento gradual, os consumidores procuram renovar o guarda-roupa. Ainda que algumas tendências despertadas pela pandemia continuem em voga, os dados mais recentes da Lyst revelam uma procura crescente por vestidos e acessórios de afirmação como é já típico da estação.

[©Zimmermann]

A tendência de patchwork, que se tornou popular nos últimos nove meses, permanecerá nas preferências dos consumidores, uma vez que a Lyst denotou um crescimento de 25% na procura por este tipo peças ao longo de abril, notícia o  Sourcing Journal. A preferência dos consumidores está a abranger também outro tipo de artigos, com especial destaque para os vestidos em patchwork, cuja procura está a aumentar até 100% mensalmente.

Marcas influentes como a LoveShackFancy, Rixo e Zimmermann encontram-se entre as mais procuradas na plataforma global de pesquisa de moda. Com silhuetas como o vestido da Rixo e o vestido midi da Zimmerman a emitirem uma sensação de romance boémio para a primavera, que contrasta com os vestidos que se destacam pelas mangas balão da Cottagecore.

Ao lado da tendência de patchwork e depois dos vestidos, a Lyst refere que os casacos e jeans são as categorias de produtos mais procurados, com os casacos a registarem maior procura, 33%, nas últimas semanas.

[©LoveShackFancy]
Embora os vestidos floridos estejam novamente a ser enfatizados no mundo da moda, os consumidores ainda procuram peças oversized, mas com um toque minimalista. Como resultado, a procura por vestidos t-shirt e sweatshirt tem crescido semanalmente desde janeiro, situando-se, atualmente, nos 109%. O vestido sweatshirt Move to Zero da Nike, o vestido t-shirt oversized da Monki, e o vestido t-shirt Coulisse da Off-White fazem parte das peças mais procuradas na plataforma.

Os homens estão também em busca de novas peças, tendo em conta que a Lyst observou uma subida mensal de 23% nas pesquisas por camisolas masculinas de malha e crochet. Por sua vez, a procura por polos de malha e crochet também aumentaram 19%. Na categoria de vestuário masculino, marcas como a Bode, NN07 e Casablanca deram forma à tendência com uma abordagem e construções próprias.

A preferência por bolsas pequenas está a desvanecer para a afirmação da procura por bolsas geométricas, visto que, em comparação com o ano passado, as pesquisas na Lyst por este tipo de artigo aumentaram 274% no último mês. Neste contexto, as palavras pesquisadas pelos consumidores foram triângulo, geométrico, assimétrico e escultural.

[©Staud]
Enaltecer as peças com correntes passou a estar mais presente desde o verão passado, com marcas como a Chanel a darem vida aos jeans com cintos de correntes clássicos, uma tendência que continuará nesta primavera. Deste modo, os cintos de correntes estão nas categorias mais procuras, com as visualizações deste artigo na plataforma a terem crescido 21% em abril.

Marcas com menor dimensão, como a Staud e a Mlouye, são as opções mais requisitadas no que diz respeito à procura por bolsas geométricas e cintos. Os cintos de correntes da Chanel, Gucci e Versace estão no top cinco dos estilos mais procurados.

No universo do calçado, a procura por sandálias Birkenstocks «provavelmente» continuará, mas um estilo diferente salta à vista com as pesquisas por “sandálias de tira” e “sandálias de pescador” a aumentarem, respetivamente, 36% e 31%, destaca a Lyst. Neste âmbito, a Moschino, Dr. Martens e Gabriela Hearst são, atualmente, as insígnias mais procuradas.