Início Notícias Têxtil

A&E lança linhas com ADN

A produtora americana está a lançar novas linhas de costura com etiquetas de ADN molecular. Batizadas Integrity, foram desenvolvidas em parceria com a empresa de autenticação de produtos Applied DNA Sciences.

O desenvolvimento destas linhas tem por base a tecnologia de validação de base molecular CertainT e as mesmas poderão ajudar as marcas a resolver o problema da contrafação e dos desvios ao longo das suas cadeias de aprovisionamento. «Um dos grandes desafios que as marcas enfrentam hoje está centrado na autenticidade. A perda de receitas, de reputação e de confiança na marca são alguns dos potenciais resultados dos produtos contrafeitos», explica o presidente da American & Efird (A&E), Chris Alt.

«A nossa colaboração com a A&E para adotar a plataforma CertainT globalmente é um desenvolvimento fulcral para as marcas, que não beneficiavam de sistemas forenses para ajudar a resolver a contrafação e o desvio nas suas cadeias de aprovisionamento. Estamos ansiosos por fornecer a nossa segurança de base molecular que também inclui conhecimento forense de especialistas e serviços de autenticação para apoiar a A&E e os seus clientes no vestuário, calçado, indústria automóvel, militar e muito mais», destaca, por seu lado, James Hayward, presidente e CEO da Applied DNA.

Ambas as empresas iniciaram a colaboração para este desenvolvimento em 2018 com o objetivo de responder a uma necessidade do mercado. «Os nossos clientes estão cada vez mais vigilantes e a pensar em segurança. A tecnologia de ADN pode proteger uma grande variedade de produtos, das marcas de luxo de consumo a aplicações industriais onde a integridade dos componentes é uma missão crítica», revelou, na altura, Les Miller, CEO da A&E. «Muitos produtos, dos ténis de corrida ao vestuário athleisure de performance, até às marcas de luxo, podem beneficiar de uma linha de costura segura. O extenso portefólio de produtos da A&E, juntamente com a plataforma CertainT, é uma grande oportunidade para fornecer uma solução de confiança para clientes que precisam de uma verdadeira solução anticontrafação de proteção da marca», acrescentou James Hayward.

Foco na sustentabilidade

Para além da segurança, a American & Efird, que pertence ao grupo Elevate Textiles, rebatizado dessa forma após a aquisição por parte do International Textile Group da American & Efird em 2018, está ainda focado na sustentabilidade.

No mais recente relatório de sustentabilidade, publicado em abril deste ano, a produtora de linhas de costura deu conta de uma redução de 41% no consumo de água desde 2016 e da reutilização de mais de 2 mil milhões de litros de águas residuais desde 2013. A empresa indicou ainda a redução de 13% na sua pegada de carbono e a diminuição de 11% no consumo de energia por quilo de linha desde 2006, além de ter conseguido produzir 45% da energia necessária para a produção de vapor através de combustíveis renováveis em 2018.