A Diesel vai usar, nas t-shirts em malha jersey Green Label, NightCrush e Malign, o Supreme Green Cotton, que é completamente produzido na Grécia, desde o cultivo até à fiação, passando pelo descaroçamento.
O Supreme Green Cotton é uma criação da Varvaressos European Spinning Mills, que desenvolveu um sistema inovador e socialmente responsável desde a semente à peça de vestuário, que pretende apoiar os agricultores e os negócios no sopé do Monte Olimpo.
Argiris Sarridis, diretor-geral da Varvaressos, explica, num vídeo no website do projeto, que «a qualidade da fibra de algodão, que é a matéria-prima para o nosso fio, depende de vários fatores. Começa com sementes de elevada qualidade e continua com o cultivo em pequenas quintas familiares, com especial cuidado e gestão da produção com base num protocolo que define práticas sustentáveis para irrigação e fertilização, entre outras».
O algodão é cultivado a partir de sementes não geneticamente modificadas, com recurso a sistemas de rega gota-a-gota, para que não haja desperdício de água, sendo depois descaroçado também na região, numa unidade cuja energia provém, parcialmente, de fontes renováveis.
Os fardos da fibra longa, que são rastreáveis, são então enviados para a Varvaressos European Spinning Mills, que usa fontes de energia renováveis e recolhe e reutiliza água da chuva. O sistema de rastreabilidade permite seguir a semente até ao fio através da inserção de um código QR, tornando a cadeia de aprovisionamento mais transparente.
Os fios têm a certificação Made in Green by Oeko-Tex, que assegura a transparência e rastreabilidade, e a empresa está certificada pelo STeP by Oeko-Tex.
«Seguindo os princípios dos nossos antepassados, inspiramos a ideia de uma produção e cadeia de aprovisionamento sustentável – Supreme Green Cotton – acreditando que cada elo na cadeia sozinho e todos em conjunto pode fazer a diferença ao oferecer equilíbrio e um futuro sustentável à próxima geração», conclui Argiris Sarridis.