Início Destaques

Aliados na ecoeficiência

A redução do impacto ambiental é uma das preocupações atuais das empresas da indústria têxtil e vestuário, que procuram manter-se em linha com as exigências, cada vez mais elevadas, de consumidores e clientes. Uma área onde a Lusitar e a APCER podem ser valiosos aliados.

Especialista em sistemas integrados de energia e ambiente desde março de 2004, a Lusitar destaca-se por ter uma oferta completa desde o projeto e desenvolvimento da solução, à implementação e manutenção da mesma. «A utilização de sistemas de elevada eficiência energética, redução de emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera, melhoria das condições no local de trabalho e soluções para melhoria do desempenho produtivo constituem objetivos de valia a alcançar pela empresa», afirma. No âmbito da publirreportagem Ecoeficiência, que faz parte integrante da edição de abril de 2021 do Jornal Têxtil, a Lusitar salienta, na área da indústria têxtil e vestuário, as suas capacidades em salas limpas, aspiração e transporte pneumático, nos laboratórios e no despoeiramente e controlo ambiental de tecelagens.

Já a APCER, reputada na área da certificação, realça as diferentes normas ISO para a temática ambiental, nomeadamente a ISO 14064, que permite a verificação da pegada de carbono, a ISO 14001, que enfatiza a análise de ciclo de vida e estimula a análise de risco ao longo da cadeia de aprovisionamento, e a ISO 50001, que define os requisitos de gestão para o consumo de energia. «Para dar resposta às crescentes necessidades de reduzir o impacto ambiental e contribuir assim para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pelas Nações Unidas, as organizações do sector têxtil devem implementar e certificar sistemas de gestão, ou outras práticas reconhecidas pelo mercado, demonstrando o seu compromisso com o objetivo global que é garantir um futuro mais sustentável e inclusivo», resume Anabela Ramos, industry business developer da APCER.

Saiba mais sobre as soluções da Lusitar e da APCER na publirreportagem Ecoeficiência, publicada na edição de abril de 2021 do Jornal Têxtil.