Início Notícias Vestuário

Amazon explora novas possibilidades na The Drop

A gigante de comércio eletrónico está de volta com mais uma coleção de moda para a The Drop, mas, desta vez, enveredou por novos caminhos ao apostar num designer – Jonny Cota – que consegue fazer a ligação entre conteúdo, vestuário e comércio.

Jonny Cota [ ©Amazon]

The Drop, a iniciativa da Amazon que promove coleções limitadas criadas por influenciadores digitais, alimentado a procura por estarem disponíveis somente durante 30 horas, decidiu arriscar numa nova direção.

Jonny Cota, o primeiro vencedor do concurso de moda da Amazon “Making the Cut”, apresentado por Tim Gunn e Heidi Klum, criou a própria linha de vestuário feminino na plataforma liderada por influenciadores. Este passo ditou a primeira vez em que uma personalidade masculina, e também designer profissional, foi chamada para conceber uma coleção “here-today-gone-tomorrow”.

O The Drop foi projetado como uma forma de capitalizar os muitos seguidores envolvidos com o conteúdo dos influenciadores de moda e lifestyle, aproveitando a visibilidade destes últimos para criar coleções cápsula exclusivas inspiradas no street style. As coleções limitadas, que têm em média cerca de 10 peças ou menos, são vendidas em 30 horas e fabricadas em função da procura do consumidor, uma medida que além de alimentar o fator de exclusividade, também minimiza o desperdício.

Jonny Cota, conhecido por gerir durante 15 anos a marca de streetwear Skingraft, sediada em Los Angeles, possui muitas outras experiências no sector que o diferenciam, incluindo uma linha em colaboração com Kylie e Kendall Jenner e lançamentos com a influenciadora de lifestyle Quigley Goode, com a blogger Caralyn Mirand e ainda com a Reebok. Em conjunto, a evolução da The Drop sustenta a ambição da Amazon de expandir e potenciar as possibilidades da plataforma.

O designer destacou a participação no “Making the Cut” como crucial para alavancar a criação da marca epónima e, desta forma, conseguir levar uma «noção de moda L.A elevada, mas sem esforço» para um público global. «Agora, estou emocionado por estrear a minha nova coleção para a The Drop, que é ousada e confiante, enquanto prioriza a acessibilidade e o conforto», afirma Jonny Cota, citado pelo Sourcing Journal.

Maior acessibilidade

A coleção de Jonny Cota esteve apenas disponível até sexta-feira, dia 12 de dezembro, e contou com vários básicos de fácil conjugação, blusas e vestidos de algodão macios e canelados e também vestidos mais casuais para o fim de semana e outros para o trabalho com decotes elegantes e aberturas nos ombros. O macacão com um padrão animal foi elegido como a peça favorita do designer por ser «confortável, fácil e pronto para arrasar».

[ ©Amazon]
Os artigos da coleção cápsula têm um custo que varia entre os 55 e os 80 dólares (cerca de 45 e 66 euros) e são apresentados com calçado e acessórios da Staples by the Drop, a linha micro do programa de produtos complementares sempre disponíveis.

A nova cápsula acessível contrasta com a linha de produtos principais da marca epónima do designer, que se caracteriza por silhuetas oversized e, por vezes, andróginas, juntamente com padrões ousados e estampados de animais. A linha premium, que possui vestidos, casacos, macacões, túnicas, sweatshirts e calças de fato treino inspiradas no streetwear, disponibiliza artigos com preços que variam entre os 65 e os 850 dólares e foi lançada na Amazon, depois de Jonny Cota ter ganho o prémio principal no concurso de design.

Alargar a inovação

Com a vitória, o designer recebeu um milhão de dólares, juntamente com o acesso a um programa de mentoria de um ano com a Amazon Fashion e também a oportunidade de vender a coleção na loja Amazon Fashion.

[ ©Amazon]
O trabalho de Jonny Cota com a Amazon confere a oportunidade quase inigualável de juntar conteúdo e moda, tudo em nome do comércio. A Amazon está já habituada a oferecer aos consumidores novas formas de comprar, com o serviço “experimente antes de comprar” da Prime Wardrobe como apenas um exemplo de inovação no segmento de vestuário.