Início Notícias Têxtil-Lar

Ambiente com selo real

A presença portuguesa na Ambiente vai aumentar nesta edição, com 84 expositores e dois novos projetos de design a integrarem a maior feira internacional de decoração, que será visitada pelo Ministro da Economia de Portugal. Com a presença confirmada de 4.453 empresas, o certame conta ainda com o Reino Unido como país parceiro.

A feira anual, que reúne em Frankfurt a oferta para as áreas Dining (artigos para a mesa e cozinha), Living (decoração de interiores) e Giving (artigos de oferta), abre as portas amanhã e antecipa a visita de mais de 136 mil visitantes profissionais, provenientes de 143 países. «80% dos expositores vêm de fora da Alemanha, o que torna esta feira numa plataforma verdadeiramente internacional», destaca, em comunicado, a representação oficial da Messe Frankfurt para Portugal, acrescentando que «75% das empresas portuguesas expõe artigos de mesa e cozinha no sector Dining. É aqui que empresas como a Silampos, a Herdmar, a Cutipol, a Vista Alegre, a Spal e a Matcerâmica vêm anualmente apresentar as novidades, reunir-se com os seus clientes, consolidar negócios e encontrar novas oportunidades».

No total, as empresas portuguesas irão ocupar uma área de 3.275 metros quadrados, com o investimento a dever ascender a 2,1 milhões de euros, de acordo com a estimativa da Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria, que apoia 48 das empresas presentes. A associação, de resto, já assegurou uma visita do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral ao certame, no segundo dia da feira, que se realiza de 10 a 14 de fevereiro.

De Portugal estarão ainda os projetos Bisarro, de Daniel Pera, e O João e a Maria Design Studio, que foram selecionados para integrarem a área Talents, dedicada precisamente aos novos talentos do design (ver Portugal exporta talento para Frankfurt).

Como habitualmente, a Ambiente conta com um país parceiro, sendo que nesta edição a escolha recaiu sobre o Reino Unido. «Uma mostra organizada pela designer Janice Kilpatrick dará a conhecer as especificidades do design da Inglaterra, do País de Gales, da Irlanda do Norte e da Escócia, pondo em evidência a diversidade regional num ambiente global. Entre outros eventos, o visitante está ainda convidado para um tradicional chá das cinco», indica a representação oficial da Messe Frankfurt para Portugal.

Do Reino Unido vem ainda uma visita especial, com a atriz Elizabeth Hurley, que atualmente interpreta o papel de Rainha Helena na série americana “The Royals”, a marcar presença em Frankfurt. «Uma casa que não seja só bonita mas que transmita a personalidade dos seus habitantes é uma fonte de inspiração», afirma a atriz num comunicado da Messe Frankfurt. «Enquanto atriz, inspiração é um dos elementos essenciais de sucesso para mim. Por isso, estou muito entusiasmada por ver artigos para a mesa, decoração e presentes na Ambiente», acrescenta.

A feira será ainda o local de apresentação de um novo estudo da Messe Frankfurt sobre “O consumo na Europa”, uma pesquisa efetuada pela IFH Retail Consultants of Cologne com a comparação entre os diferentes mercados europeus para seis categorias de produtos: copos, porcelana, cerâmica e artigos para casa; pequenos eletrodomésticos; pequeno mobiliário; joalharia; equipamento e decoração de jardim; e artigos em pele e acessórios.

«A União Europeia é uma aliança de países com muitos mercados. 504 milhões de consumidores vivem aqui – que, com uma procura de 111 mil milhões de euros, asseguram um bom volume de vendas nos mercados estudados. O novo estudo da Messe Frankfurt não mostra apenas em que país se gasta mais em que produtos. Também demonstra em que países há ainda potencial para diversos produtos», destaca Stephan Kurzawski, administrador da Messe Frankfurt.