Início Destaques

Ambiente cresce nos números e nas novidades

De 7 a 11 de fevereiro o movimento não vai parar em Frankfurt. A feira de decoração Ambiente antecipa a presença de 136 mil compradores de 167 países e de cerca de 4.500 expositores provenientes de 92 países, entre os quais mais de 80 empresas portuguesas.

Cristina Motta e Yvonne Engelmann

Entre os pratos de cozinha portuguesa da incontornável Justa Nobre revelaram-se os planos e as novidades da próxima edição da Ambiente. A maior feira internacional de decoração para a casa e para os mais diversos sectores volta em fevereiro. A apresentação foi conduzida por Yvonne Engelmann, diretora de Living e Giving da Ambiente, e por Cristina Motta, representante em Portugal da Messe Frankfurt, entidade responsável pela organização da Ambiente. «Está tudo pensado para os visitantes da Ambiente fazerem a visita da forma mais eficaz possível», assegurou Yvonne Engelmann.

Em espírito informal serviu-se a sopa de Santola da Justa, numa louça Vista Alegre, que acompanhou a receita e confirmou a presença da marca portuguesa entre um dos nomes das mais de 80 empresas nacionais que, em 2020, vão estar na feira.

A Ambiente abrange três áreas distintas – Dining, Living e Giving – e dita os desenvolvimentos mais recentes do mercado, em primeira mão, para que os visitantes possam sair mais ricos com as tendências que foram apresentadas e com as experiências de partilha vividas no evento.

Horeca conquista o próprio espaço

A partir da próxima edição, o espaço Dining vai tomar proporções maiores e o canal Horeca vai ter o seu próprio corredor. Cerca de 100 expositores de todo o mundo vão estar representados neste espaço, onde se podem encontrar produtos para as áreas de hotelaria, restauração e catering. «Cerca de 10% dos expositores que vão visitar a feira estão interessados nos produtos do segmento Horeca», declarou a diretora de Living e Giving da Ambiente. Grandes nomes da indústria já se comprometeram a marcar presença, como é o caso da APS, BHS, Tabletop, Picard & Wielpütz, RAK, Revol, Steelite e Zieher.

Neste seguimento foi revelado o maior destaque da feira, a Horeca Academy que será lançada em 2020. Esta iniciativa consiste num programa internacional de apresentações maioritariamente focadas em reflexões de temáticas que afetam o atendimento ao público. Foram divulgados alguns nomes como Pierre Nierhaus, Maham Anjum e Valda Goodfellow. No entanto, a academia não terá como objetivo apenas transmitir conhecimento, mas também dar a oportunidade aos profissionais da indústria de conversar com os oradores num espaço de partilha de ideias.

O Hall 6 (Horeca) será uma das áreas mais internacionais na Ambiente, sendo que 80% dos expositores não são alemães.

Yvonne Engelmann afirmou ainda que a «Ambiente tem registado um aumento nos expositores, não só no canal Horeca mas também nos expositores especialmente focados no negócio de contratos internacionais».

Prémios e talentos

A Ambiente 2020 vai receber, uma vez mais, a cerimónia de prémios nas mais diversas categorias. Entre elas “German Design Award”, “Kitchen Innovation Award”, “Tableware International Award” e “Dineus award”.

A feira terá também uma apresentação especial chamada “Focus on Design” com o propósito de destacar o design de um país à escolha. O escolhido para fevereiro foi o Brasil, que terá cinco estúdios de design diferentes disponíveis para mostrar a sua criatividade. Contudo, o talento brasileiro não fica por aqui e irá expandir horizontes até à área Talents, onde serão exibidos alguns trabalhos e peças únicas de coleção limitada.

Tendências e visitas guiadas

As tendências são um dos tópicos mais importantes no que toca a mudar qualquer ambiente e a preparar o negócio para o mercado do ano que vem. Para 2020 as principais tendências são: shaped+softened, precise+architectural e artistical+diverse. A primeira assenta em contornos naturais e cores neutras, a segunda num toque mais industrializado e tons tijolo e cimento e a última num caráter artístico com uma paleta de cores muito variada. Estas foram algumas das características divulgadas, mas que não traduzem nem perto de metade do que está prometido para a Ambiente.

shaped+softened

Nos dias 8 e 9 de fevereiro, os designers Mark Braun e Ineke Hans vão ser os anfitriões das visitas guiadas na Ambiente. Ineke Hans, designer industrial holandesa com um estúdio em Berlim, será uma estreia nas visitas e estará focada no segmento Dining. Mark Braun tem também o seu próprio estúdio em Berlim desde 2006 e irá focar-se nos segmentos Living e Giving.

«Estamos à espera de uma grande quantidade de visitantes», referiu Yvonne Engelmann numa perspetiva positiva sobre a próxima edição da Ambiente.