Início Notícias Têxtil-Lar

Ambiente traz reforços em fevereiro

A feira dedicada à decoração regressa mais cedo e não vem sozinha. Para além de ter um novo segmento, dedicado a produtos para quem trabalha em casa, a Ambiente decorre em paralelo com a Christmasworld, dedicada às épocas festivas, e com a Creativeworld, vocacionada para hobbies e artesanato.

Ambiente2020 [©Messe Frankfurt/Jean-Luc Valentin]

A decisão de antecipar e reunir as feiras dedicadas aos bens de consumo, explica a Messe Frankfurt, surge da necessidade de responder à procura do mercado por novas soluções e maior cooperação. «Abrir novas perspetivas e oportunidades é a nossa maior preocupação como promotor ativo de negócios e parceiro fiável da indústria mundial de bens de consumo. Compreendemos que temos de repensar e mudar radicalmente os nossos formatos de feira. Por isso estamos a criar uma nova experiência de feira física, com três feiras líderes ao mesmo tempo, abrangendo todos os meta-tópicos e tendências que movem especificamente os produtores e retalhistas para o futuro», explica Julia Uherek, vice-presidente das feiras de bens de consumo.

Julia Uherek [©Messe Frankfurt/Pietro Sutera]
Entre 3 e 7 de fevereiro – mais cedo do que a data habitual, que era em meados do mesmo mês – a Ambiente, a Christmasworld e a Creativeworld (esta última apenas a partir de 4 de fevereiro) irão decorrer em paralelo no espaço ferial da Messe Frankfurt, estando atualmente inscritos 4.700 expositores de 80 países, dos quais 85% internacionais.

A Ambiente irá manter os segmentos Living, dedicado ao design de interiores e decoração, Giving, que reúne a oferta de artigos de oferta e acessórios pessoais, assim como, pela primeira vez, artigos de papelaria para estudantes, e Dining, que junta os artigos para cozinha e mesa. Em estreia está ainda o segmento Working, com artigos e equipamentos de escritório, incluindo para os novos modelos de trabalho a partir de casa ou em coworking.

Já a Christmasworld tem como principal novidade a integração de produtores de fitas e embalagens na sua oferta dedicada não só ao Natal mas a todo o tipo de festas, enquanto a Creativeworld terá em estreia uma área dedicada aos utensílios de escrita criativa, pintura e desenho.

Philipp Ferger [©Messe Frankfurt]
«A procura e a grande confiança do mercado são avassaladoras. Para cada feira, estarão presentes as marcas internacionais de topo e estreantes interessantes. Isto significa que teremos uma gama única de qualidade e diversidade. O mundo inteiro estará novamente em casa em Frankfurt», garante Philipp Ferger, vice-presidente das feiras de bens de consumo.

Portugueses também voltam

De Portugal, onde recentemente Thomas Kastl, diretor do segmento Dining, esteve a apresentar a feira aos jornalistas, estão, até ao momento, inscritos 89 expositores na Ambiente, a que se soma mais um na Christmasworld, um número que, afirma Cristina Terra Motta, representante em Portugal da Messe Frankfurt, «é praticamente o mesmo» das edições anteriores, a última das quais teve lugar em 2020, antes da pandemia de

Cristina Terra Motta

covid. «Mesmo em termos de metros quadrados ocupados, a diferença é mínima em relação à edição de 2020», sublinha.

Uma tendência que segue o que já aconteceu noutras feiras da Messe Frankfurt, como a edição especial da Heimtextil ou a Techtextil. «As empresas precisam das feiras e estão a inscrever-se normalmente», assegura Cristina Terra Motta. As inscrições não encerraram ainda, mas estão dependentes da existência de espaço nos diferentes segmentos.

No caso destes três certames, as marcas são as protagonistas e de Portugal há nomes fortes, como Cutipol, Faianças Bordallo Pinheiro, Grestel, Herdmar, Silampos e Vista Alegre, que já confirmaram a sua presença. Mais diretamente ligada aos têxteis-lar, a Torres Novas fará a sua estreia.