Início Arquivo

América do Sul quer acordo de livre comércio com a China

Os países da América do Sul querem realizar um acordo de livre comércio com a China. Esta iniciativa surge com o objectivo de eliminar a dependência comercial em relação aos países mais desenvolvidos e desafiar as barreiras dos EUA às exportações sul-americanas, de acordo com as declarações do Presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, à Reuters.

Segundo Lula da Silva, o bloco Mercosul, composto pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, vai realizar uma parceria com a China, de forma a enfrentar o controlo dos países mais desenvolvidos nos mercados agrícolas. As declarações do Presidente do Brasil surgem na sequência da sua visita de quatro dias à China.

O Brasil está actualmente dependente do seu comércio com os EUA e com a UE. A diversificação dos seus parceiros comerciais iria dar uma maior vantagem às exportações brasileiras.

Lula refere que a vitória do Brasil contra os EUA na OMC (vernotícia no PT), relativamente aos subsídios ao algodão, veio demonstrar que os países menos desenvolvidos podem eliminar os apoios financeiros, que neste caso permitiam aos agricultores norte-americanos venderem os seus produtos abaixo do preço de custo.