Início Notícias Marcas

Ana Sousa reforça proteção

A marca portuguesa de moda está a usar um desinfetante têxtil contra a Covid-19 em todas as suas lojas. O produto, desenvolvido pela start-up portuguesa Inokem, desinfeta os artigos em poucos segundos e permite que as consumidoras experimentem as roupas em segurança.

[©Inokem]

Desde que começou a reabrir as suas lojas, a partir de 4 de maio, que a Ana Sousa se focou na segurança e em ações que devolvessem a confiança às suas clientes. Como revelou na altura Rute Sousa, em entrevista ao Jornal Têxtil de maio, «desde o início, a nossa principal preocupação foi como é que íamos garantir que um cliente entrasse numa loja, experimentasse uma peça de roupa e depois essa peça ficasse novamente disponível para voltar a ser vestida em segurança».

Por isso mesmo, «comprámos um produto específico, que é aplicado em todas as lojas e mesmo nas compras online, que permite que a roupa seja novamente vestida. Roupa, acessórios, tudo é desinfetado, os clientes não precisam de ter medo», salientou a CEO da MJJS, responsável pela gestão da distribuição das marcas de moda Ana Sousa e Temperatura.

Rute Sousa

Esse produto é um desinfetante têxtil biodegradável que permite a eliminação do vírus que causa a Covid-19, desenvolvido pela Inokem, uma start-up portuguesa de biotecnologia especializada em soluções químicas e biológicas fundada em 2007. O Vircov Tex, como foi batizado, «foi desenvolvido para a contenção pandémica da Covid-19, é biodegradável, não desgasta os têxteis em que é utilizado e é passível de ser aplicado em qualquer tipo de tecido. Depois de pulverizadas, as peças de roupa ficam desinfetadas em menos de 12 segundos e é possível experimentá-las na loja, em segurança», sublinha a start-up em comunicado.

Além deste desinfetante para têxteis, a Inokem desenvolveu também «um desinfetante para humanos, a ser aplicado em sistemas individuais de descontaminação para contenção pandémica, e um detergente urbano desinfetante que pode ser utilizado em pavimentos, permitindo a desodorização e a prevenção da propagação do vírus por via da movimentação dos clientes em loja», revela.

Coleção outono-inverno 2020/2021 [©Ana Sousa]
Para Rute Sousa, «a segurança dos nossos colaboradores e clientes é uma enorme preocupação. Nesta fase difícil, repleta de incertezas e medos, todos os cuidados são insuficientes para conquistar a confiança». Como tal, acredita, «o uso do Vircov Tex foi uma boa solução para a desinfeção de todos os produtos», acrescentando que a informação de que estão a usar este produto em loja dá aos consumidores «uma maior confiança».

Além desta tónica na confiança, a marca de moda está também a adaptar as suas coleções a este momento para que as clientes regressem às lojas. A Ana Sousa reforçou a linha sustentável Flora Sustainable na coleção da primavera-verão 2020 e está a dar mais destaque a peças mais casuais, incluindo para a coleção outono-inverno 2020/2021, onde constam t-shirts estampadas, camisolas e vestidos em malha e blusões sportswear.