Início Notícias Vestuário

ANIVEC debate desafios do sector

Crescimento, internacionalização, sucessão e o papel do private equity são os tópicos em debate na sessão, que se realiza amanhã, dia 16 de janeiro. O evento, organizado pelo CENIT e pela ANIVEC em parceria com a APICCAPS e a Vallis, está aberto a todos os players da fileira moda.

César Araújo

“Os desafios do sector: crescimento, internacionalização, sucessão. O papel do Private Equity” é o nome da sessão, que terá lugar a partir das 17h30, no auditório da sede da ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção, na Avenida da Boavista, no Porto.

«Portugal agora tem que pensar como é que as suas empresas conseguem competir a nível global, porque hoje, e cada vez mais, a competição faz-se fora de portas», afirma César Araújo, presidente da ANIVEC. «É importante criar outros instrumentos que permitam que as empresas ganhem músculo e aqui entra o papel do private equity. É preciso outros instrumentos para além dos tradicionais e o capital de risco pode ser um parceiro de negócio fundamental no desenvolvimento das empresas», explica.

Ana Teresa Lehmann

A sessão estará dividida em duas partes, começando com uma intervenção de Ana Teresa Lehmann, que entre julho de 2017 e outubro de 2018 foi Secretária de Estado da Indústria. A ex-governante é professora associada da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP-UP) e docente na Porto Business School e, desde janeiro de 2019, lidera o comité de investimentos do Fundo para a Inovação Social, um instrumento financeiro integrado na iniciativa Portugal Inovação Social com o objetivo de «apoiar iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social em fase de consolidação ou expansão, que necessitem de investimentos significativos e que apresentem condições de sustentabilidade financeira que permita o reembolso dos investimentos». Este fundo, criado com verbas do Fundo Social Europeu – que, no total, dispõe de um orçamento de 150 milhões de euros – tem duas vertentes: crédito, utilizado através da prestação de garantias, e capital, destinado a coinvestimento com financiadores privados no capital de startups que desenvolvam produtos ou serviços de impacto social.

Depois deste keynote speech, seguir-se-á uma mesa redonda com a participação de Alberto de Castro, professor da Católica Porto Business School, César Araújo, Eduardo Rocha, fundador e CEO da Vallis Capital Partners e Luís Graça, partner da Vallis.

A participação na sessão, que se dirige aos empresários da fileira moda, é gratuita, mas limitada à capacidade da sala. As inscrições podem ser efetuadas online.

Programa