Início Notícias Vestuário

ANIVEC recebe visita da AICEP

Uma delegação da AICEP, encabeçada pelo presidente Miguel Frasquilho, visitou na passada sexta-feira, 16 de setembro, as instalações da ANIVEC. Uma visita que, segundo a associação do vestuário, poderá ser um primeiro passo para estreitar relações e promover mais a moda portuguesa nos mercados internacionais.

Na visita, que teve como anfitriã a direção da ANIVEC – Associação Nacional da Indústria de Vestuário e Confecção, Miguel Frasquilho e a equipa tiveram a oportunidade de conhecer melhor o sector e os projetos da associação para o futuro.

A ANIVEC fez questão de sublinhar os números das exportações da indústria de vestuário em Portugal, «um sector historicamente importante para a economia nacional, cuja competitividade tem vindo a aumentar nos últimos anos». De acordo com os dados da associação, as vendas de vestuário ao exterior aumentaram 3,7% em 2015, para 2,89 mil milhões de euros, e já em 2016 o crescimento continuou, com uma subida de 6,6% dos valores até julho, para 1,86 mil milhões de euros.

A associação «manifestou o seu empenho em levar este sector ainda mais longe, com um apoio efetivo a todas as empresas de vestuário, quer sejam grandes, quer sejam pequenas e médias empresas (PMEs), que se querem afirmar no mercado internacional» e, para isso, pretende «uma maior proximidade com a AICEP, para gerar um maior conhecimento mútuo e cooperação e, dessa forma, garantir melhores resultados para as empresas da indústria de vestuário nacional e para o desenvolvimento do país».

A ANIVEC deixou ainda críticas ao «facto do sector do vestuário nem sempre ser bem valorizado no crivo da avaliação dos projetos do Portugal 2020» e apelou a uma reavaliação da situação junto do presidente da AICEP, «tendo em conta a importância desta indústria, devendo ser valorizado o valor acrescentado da criatividade e dos serviços aportado pelas empresas do sector».

Com o apoio da AICEP, e em conjunto com a APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos, a ANIVEC pretende «articular estratégias para conferir uma maior visibilidade à moda portuguesa nos mercados externos».