Início Notícias Moda

Ano agitado na moda

No ano em que as luvas de Bernie Sanders na tomada de posse de Joe Biden estiveram na ribalta e em que o universo da moda perdeu um dos seus mais talentosos designers, foram várias as notícias que se destacaram no universo das marcas, do retalho e da moda.

Virgil Abloh [©Louis Vuitton]

Se as luvas de Bernie Sanders não foram mais do que um fait-divers, a morte de Virgil Abloh comoveu a indústria da moda mundial, que se multiplicou em homenagens ao homem que levou o streetwear para o luxo.

Já o português Felipe Oliveira Baptista deixou a Kenzo e Ricardo Preto abandonou a filipina Rustan’s para assumir a direção criativa da Amorim Luxury.

Entre os designers mais novos, Gonçalo Peixoto estreou-se na Semana de Moda de Milão, a Béhen venceu o prémio de moda sustentável, Ana Duarte foi reconhecida com o Icon Award 2021 atribuído pela plataforma C.L.A.S.S. e Victor Huarte assinou uma coleção-cápsula para a Salsa.

Na primeira edição do ano, o Portugal Fashion e a ModaLisboa tiveram edições diferentes do habitual, tendo regressado aos formatos mais próximos do habitual na edição de outubro.

E em maio abriu oficialmente o Museu da Moda e do Têxtil, em Vila Nova de Gaia, tendo já albergado a exposição dedicada aos novos talentos da moda nacional.

Nos últimos 12 meses surgiram ainda diversas marcas, como a Onírica, nos têxteis-lar ou o Projeto Serra, no vestuário, enquanto a marca de vestuário infantil Laranjinha celebrou os seus 40 anos.

No retalho, que ainda não recuperou da pandemia, a PlatformE adquiriu a Springkode, a Ativo está a abrir novas lojas

Internacionalmente, a Benetton está a investir num novo conceito de loja, a H&M, que tem assumido um maior compromisso com a tecnologia e a sustentabilidade, conseguiu alistar Simone Rocha na lista de colaborações e a Inditex, que está a registar lucros recorde, está em transição para uma nova administração.

2021 foi ainda o ano em que o universo da casa começou a ser explorado por marcas de vestuário, como a Mango, a Levi’s ou a Gap.