A empresa António e Mateus, há mais de três décadas no ativo, trabalhou, até 2017, exclusivamente para private label, mas a força das circunstâncias obrigou-a a avaliar o potencial contido dentro de portas, motivando-a a concretizar um sonho antigo.
«Estando contextualizada na área da moda, a nossa principal preocupação foi sempre a sazonalidade do trabalho, o que por vezes nos forçou a dar férias às colaboradoras por falta de encomendas em carteira. Paralelamente, há anos que sonhávamos em criar uma marca própria», confessa Sara Mateus ao Portugal Têxtil.
Sara e a irmã Ana representam a segunda geração da empresa de base familiar fundada pelo pai, António Mateus – que empresta o nome à marca própria.
Juntando a necessidade à vontade, a António – a handmade story foi apresentada ao mercado nacional há poucos meses, mas já tem vários amigos.
A coleção de acessórios, disponível para homem e senhora, conta atualmente com 10 bolsas e 7 carteiras/porta-moedas, que podem ser adquiridos online e no retalho físico.
«A estética da marca é uma elegância intemporal, aliada a um estilo de vida consciente e sustentável. As malas duram várias vidas», assegura Sara Mateus, revelando que a matéria-prima principal dos acessórios da marca é a pele de curtimenta vegetal, «cujo tratamento não usa químicos poluentes». O forro é em algodão e o “hardware” sem níquel.
Ao portal de comércio eletrónico da marca, já pronto a receber encomendas, juntam-se a The Feeting Room, em Lisboa e no Porto, a Cais à Porta, em Aveiro e a plataforma online Minty Square. Além-fronteiras, os acessórios da António – a handmade story já podem ser encontrados na plataforma online suíça Mooris.
«O nosso principal foco é o mercado externo, sendo os países do norte da Europa o nosso alvo. Sabemos que nestes países a questão da sustentabilidade é um assunto sério», esclarece.
Na distribuição de papéis dentro da marca, Ana e Sara Mateus são as mentoras. Designer de moda e gráfica, respetivamente. O processo criativo é conjunto, sendo que o design das peças é alavancado por uma e a comunicação gráfica por outra. Toda a produção da António – a handmade story é feita na empresa familiar sediada em Benedita, no centro do país. «Pelas mãos das nossas preciosas artesãs», sublinha Sara Mateus.
Para o futuro, os planos passam pela introdução da marca nos salões internacionais da especialidade.
«Perspetivamos expor a António – a handmade story em feiras internacionais, sendo a nossa primeira escolha os países do norte da Europa. Berlim poderá ser a nossa primeira paragem», antecipa ao Portugal Têxtil.