Início Notícias Moda

Aposta dupla no Bloom

Maria Carlos Batista e Marcelo Almiscarado foram os vencedores do Concurso Bloom, que contou com o apoio da Sonae Fashion pela primeira vez. A plataforma, que atua como rampa de lançamento para novos designers, encerrou mais um ciclo na última edição do Portugal Fashion.

Maria Carlos Batista [©Portugal Fashion]

As candidaturas encerraram no dia 4 de novembro de 2019 com a entrega dos projetos que, posteriormente, seriam submetidos a uma avaliação que passou por três etapas distintas. Avaliação essa que albergou uma «análise rigorosa» por parte dos elementos do júri que foi constituído por profissionais ligados a diversas áreas da moda.

A terceira e última fase do concurso deu aos participantes o passaporte direto para apresentarem os respetivos trabalhos, mas em formato de desfile, uma vez que conquistaram a oportunidade de integrar o calendário do Portugal Fashion. E foi na 47ª edição do evento de moda, de 15 a 17 de outubro, que os oito finalistas distinguidos – Ahcor, Huarte, Kensal, Luis Bisanti, Marcelo Almiscarado, Maria Carlos Batista, Rita Ibs e Vaa Barros – revelaram as suas criações e foram conhecidos os vencedores.

Maria Carlos Batista [©Portugal Fashion]
Maria Carlos Batista, formanda do curso de Design de Moda da delegação de Lisboa do Modatex foi uma dos dois vencedores. O Modatex – centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios esteve ainda representado pelas formandas Silvia Rocha (marca Ahcor) e Cláudia Santos (Kensal).

A jovem criadora que saiu vencedora da competição cresceu com o sonho de ser bailarina, mas foi na moda que encontrou uma nova paixão, que a levou a inscrever-se no curso técnico do Modatex, apesar de ser licenciada em dança pela Escola Superior de Dança, no Instituto Politécnico de Lisboa.

Marcelo Almiscarado completa a dupla de vencedores e além da formação que possui na área, realizou ainda um estágio curricular para o designer de moda David Catalán, que esteve presente no primeiro dia da mais recente edição do Portugal Fashion.

Marcelo Almiscarado [©Portugal Fashion]
O concurso, aberto a jovens designers da área da moda com o intuito de apoiar a formação profissional, a promoção pública e a integração no mercado de trabalho, contou, pela primeira vez, com a parceria da Sonae Fashion.

«Na Sonae Fashion, vemos esta parceria como marco do nosso compromisso em apoiar os novos designers nacionais, em lhes dar a oportunidade de conhecerem a realidade das nossas marcas, e em desafia-los a crescer neste mercado que nos entusiasma», afirma Luis Filipe Reis, CEO da Sonae Fashion, citado pelo  Portugal Fashion.

Prémios em forma de oportunidades

Cada vencedor arrecadou um prémio pecuniário de quatro mil euros, para poder desenvolver as coleções para as próximas estações, outono-inverno e primavera-verão, que serão exibidas em março e outubro de 2021, respetivamente. Os jovens criadores terão ainda a oportunidade de exercer um estágio remunerado, com a duração de nove meses, para as marcas Salsa, Zippy, MO e Losan, pertencentes ao portfolio da Sonae Fashion.

Huarte [©Portugal Fashion]
«É, sem dúvida, uma experiência formativa e profissional bastante enriquecedora para os jovens finalistas. O Concurso Bloom dá-lhes acesso a um grande evento de moda, onde não só ganham visibilidade pública como ficam a conhecer toda a dinâmica dos bastidores e da produção de desfiles», destaca Mónia Neto, diretora do Portugal Fashion. «A experiência é ainda mais enriquecedora para os vencedores, a quem são atribuídos recursos para desenvolverem novas coleções e poderem apresentá-las em desfile em próximas edições do Portugal Fashion», acrescenta.

No concurso, que celebrou o 10º aniversário, foi ainda atribuída a menção honrosa Sonae Fashion a um coordenado de Huarte, ganhador também de um prémio pecuniário de mil euros, que posteriormente será desenvolvido e comercializado por uma das marcas do grupo.