Início Destaques

Apparel Sourcing Paris já bate recorde

Em resposta ao contínuo aumento de expositores, a feira dedicada ao sourcing está a preparar a reorganização dos expositores já na próxima edição, que decorre entre 16 e 19 de setembro. Naquilo que a Messe Frankfurt France designa como The Fairyland for Fashion, marcarão presença, no total, 1.850 expositores.

Na 17ª edição da Apparel Sourcing Paris, que se realiza de 17 a 19 de setembro, vão marcar presença 700 expositores de todo o mundo, um aumento de quase 10% em relação a setembro de 2018. A feira parisiense realiza-se em paralelo com a Texworld Paris, a Texworld Denim, a Avantex, a Leatherworld e a Shawls & Scarves, num conjunto de eventos com a chancela da Messe Frankfurt France.

«A Apparel Sourcing Paris e a Shawls & Scarves constituíram, desde o início, um espaço maravilhoso para o desenvolvimento de negócios entre expositores e visitantes. O crescimento ininterrupto deste salão internacional levou-nos a reorganizar o espaço. É um grande orgulho dar palco à grande variedade internacional de expositores, que dão uma forte contribuição para a indústria da moda. Estamos também contentes por os vermos a interagir com o mercado europeu, que tem um apetite muito grande por vestuário e acessórios», afirma Michael Scherpe, presidente da Messe Frankfurt France.

De forma a ajustar o ritmo de crescimento e tornar as visitas mais eficientes, a Messe Frankfurt France está a reorganizar os expositores, que oferecem desde o artigo mais básico até ao feito à medida, abrangendo toda a gama de pronto-a-vestir para homem, mulher e criança. Os segmentos foram divididos segundo as seguintes categorias: All about her, Fashion Accessories, Intimate, Kids, Knitted, Service, Sports & Leisure, Tailored e Vêt’Image.

O segmento dos serviços, que foi introduzido em 2018, está a registar um incremento, segundo a organização. Este ano contará com 20 expositores, comparado com 11 em 2018. A área abrange a oferta total de serviços para a indústria da moda, como aconselhamento legal, embalamento, editoriais ou plataformas de pesquisas de tendências.

O panorama internacional da produção de vestuário

Uma vez mais, nesta edição, a Apparel Sourcing Paris irá contar com uma seleção de expositores que representa a oferta global. A edição de setembro será marcada pelo regresso da Turquia nos segmentos All about her e Sport & Leisure. Naturalmente, estarão presentes países e delegações que tradicionalmente participam no salão, como a China, que representa o maior contingente internacional no evento.

Além disso, a Apparel Sourcing vai acolher expositores de países como a Índia, Bangladesh, Paquistão e Etiópia, que terá 10 empresas representadas num pavilhão nacional, numa iniciativa da GIZ Ethiopia. Já o Camboja vai marcar presença através de produtores de vestidos, túnicas e lenços tradicionais.

Precisamente na área Shawls & Scarves, em setembro, vão expor cerca de 50 empresas, com os expositores indianos e chineses a representar a maioria das delegações internacionais, juntamente com os expositores da Mongólia, que vão apresentar produtos tradicionais em caxemira.

À semelhança dos outros eventos sob a égide da Messe Frankfurt France, a Apparel Sourcing Paris e a Shawls & Scarves Paris englobam ainda circuitos para pequenas quantidades e para a sustentabilidade, o Small Quantities e o Sustainable Sourcing, respetivamente. Além disso, os produtores de vestuário e têxteis com cariz mais tradicional serão incluídos no circuito “Artisan”.

A Apparel Sourcing Paris contará ainda com uma série de conferências acerca das mudanças no mercado e temas atuais, como o crescimento da produção de vestuário no Vietname, uma região cada vez mais procurada por marcas globais. A agenda inclui ainda desfiles e apresentações de delegações do Bangladesh, Paquistão, China Camboja e Etiópia.

Inovações dominam Avantex

Avantex Paris

Na Avantex, que decorre simultaneamente, a inovação têxtil estará em destaque. Nesta área irão marcar presença 30 expositores com inovações nas áreas das fibras, têxteis, estamparia, design, wearables e software para aplicações móveis.

«A Avantex foi a primeira feira a incluir inovações e desenvolvimentos sustentáveis em serviços, matérias-primas e tecnologias para a indústria da moda. Esta abordagem inovadora, que está subjacente aos eventos da Messe Frankfurt France, nunca deixa de me surpreender. Isto deve-se em muito ao interesse dos nossos visitantes que fazem deste um ponto de visita obrigatório. São empresas que estão a reinventar a moda, propondo alternativas para o futuro do sector», explica Michael Scherpe.

Este ano, em destaque no certame estarão as áreas da biotecnologia e do biodesign.

Alternativas em destaque na Leatherworld

Na terceira edição da Leatherworld Paris, feira internacional dedicada ao vestuário, acessórios e produtos diversos em pele, também sob alçada da Messe Frankfurt France, será possível conhecer uma ampla gama de produtos, de matérias-primas a produtos acabados.

«Mantendo a nossa estratégia, a Leatherworld demonstra o seu estatuto como um evento da especialidade para este material, com peles, claro, mas também com as alternativas sintéticas disponíveis no mercado. Nunca fechando a porta a alternativas, este salão reflete as tendências atuais e está aberto a todos materiais, sejam com base em animais, ou sejam artificiais, como as peles falsas», revela o presidente da Messe Frankfurt France.

Na Leatherworld, 60 expositores apresentarão as suas coleções, numa área que abrange 1.500 metros quadrados. Entre calçado, vestuário, artigos em pele, acessórios de moda, bolsas e carteiras, malas e pastas, artigos de escritório e de decoração, a China estará representada por um grande número de empresas.

Já a Holanda e o Bangladesh vão estrear-se no certame, enquanto a África do Sul, que se apresentou pela primeira vez em 2018 com 10 expositores, estará de regresso.

Leatherworld Paris