Início Notícias Retalho

As novas receitas da Zara

Acompanhando a mutação do consumo, a Zara anuncia, por um lado, a venda de vestuário em segunda-mão e, por outro, a comercialização de uma linha desportiva de padel, que inclui artigos como mochilas e sacos apropriados à prática da modalidade, numa parceria com a Nox.

[©Zara]

A Zara Pre-Owned Service é a nova a plataforma online do marca-estrela do grupo Inditex, que acaba de dar o pontapé de saída no mercado de roupa usada. O projeto-piloto da retalhista de fast fashion será lançado no dia 3 de novembro no Reino Unido e pretende ajudar os clientes a repararem, venderem ou a doarem o vestuário adquirido na Zara.

Segundo a cadeia de moda espanhola, o objetivo desta iniciativa, que será alargada a mais países, é ajudar os clientes a tomar decisões mais sustentáveis e, assim, prolongar a vida útil do vestuário.

Este serviço vai permitir não só que os clientes da Zara possam solicitar a reparação de qualquer peça da insígnia, desde a substituição de botões e fechos até arranjos de costuras, como também que os mesmos possam revender peças usadas. A nova plataforma permite ainda fazer doações de vestuário a instituições como a Cruz Vermelha, caso o cliente não pretenda vender.

[©Zara]
[©Zara]
Mas as novidades da retalhista de moda, que cada vez mais tira o pé do acelerador, não ficam por aqui. Mais centrada em nichos, a Zara acaba de se aliar à marca desportiva Nox para lançar uma coleção de artigos de padel, que será vendida online e nos principais pontos de venda da cadeia em países com forte pratica desta modalidade. A coleção, projetada por ambas as marcas e que será incluída na linha desportiva Athleticz, será composta por duas raquetes, um saco, uma mochila e um necessaire.

A insígnia-âncora do grupo Inditex lançou a sua primeira linha desportiva, a Zara Athleticz, em setembro de 2021, com oferta de moda masculina e uma secção separada na loja online, com design e logotipo próprios. No canal físico, a linha é apenas distribuída em cidades como Paris, Milão, Dubai, Manchester, Leidschendam-Voorburg, Barcelona e Madrid. Além do padel, a Athleticz incluiu a oferta de roupa e equipamento para outras modalidades como trail, golfe, ténis, running e training.

A Zara deu ainda mais um passo no desporto, em novembro de 2021, com a aliança estabelecida com empresa espanhola Joma, da qual resultou uma coleção de ténis. Como resultado do boom desportivo desde o início da pandemia de covid-19, a própria a Inditex também reforçou a oferta neste segmento dentro de outras marcas da empresa, como a Oysho e a Lefties.