Início Destaques

Athleisure em alta

O athleisure entrou no dicionário e nos negócios das empresas nacionais e internacionais. O vestuário de desporto saiu do ginásio para a rua e conquista cada vez mais consumidores, que se deixam seduzir pela combinação perfeita entre técnica e estética.

Das parcerias das grandes marcas internacionais, como Puma e Adidas, com celebridades e designers de moda até à alta-costura, onde inspirou Donatella Versace, o athleisure está em todo o lado e a ganhar terreno, nomeadamente ao denim, que se tem adaptado a esta nova realidade.

Na edição de março do Jornal Têxtil, conheça o conceito que está a mudar a moda, as tendências de materiais e peças-chave e a visão de alguns dos seus protagonistas, incluindo a marca portuguesa Berg Outdoor, assim como das empresas LMA, Sonicarla Europa, Tintex e Malhas CEF.

Com a inovação a marcar o ritmo de desenvolvimento da indústria portuguesa, descubra a nova malha da Vilartex e o novo tecido da Penteadora, que combina propriedades ignífugas, antiestáticas, conforto e resistência. O SeaB2 da Damel está também a desbravar novas aplicações, nomeadamente na área militar, enquanto a Coltec continua a distinguir-se pela oferta variada, onde a moda começa a ganhar força.

A Albano Morgado, por seu lado, prossegue a expansão nos mercados externos, numa rota que dá a volta ao globo, enquanto a Lameirinho tem crescido pela diferenciação e pela presença em mercados importantes, como os EUA – um dos mercados onde a ITV deposita elevadas expectativas, sobretudo devido ao TTIP, cujos negociadores estiveram no Porto em reunião com a ANIVEC. Já a Tearfil quer agora mudar consciências, com fios cada vez mais sustentáveis, que os novos investimentos vão ajudar a fomentar.

Conheça ainda a Cotex, uma empresa familiar produtora de rendas que conseguiu adaptar-se às mudanças do mercado e está a prosperar aquém e além-fronteiras, numa fórmula de sucesso revelada em entrevista pelo administrador Nelson Cruz.

De resto, acrescentar valor e conquistar novos consumidores faz parte dos projetos de várias empresas e marcas nacionais: a Malhas Carjor está a lançar uma linha de produtos com incorporação de ouro e prata;,a Mad Dragon Seeker subiu de gama e quer posicionar-se agora no casual-chic, a Stress Out planeia somar novamente a linha de menina à sua oferta de vestuário para ginásio, a Wolf & Rita adicionou o vestuário para bebé à sua coleção para o próximo outono-inverno, a F.S. Baby está a ganhar protagonismo dentro das vendas da FS Confecções, a Botton desenvolveu uma linha em colaboração com Diana Pereira e a Marfel, que se estreou na última edição da Première Vision Manufacturing, está a capitalizar a notoriedade e a posição que tem no imaginário dos consumidores para consolidar o negócio.

Nesta edição do Jornal Têxtil fazemos ainda o rescaldo de alguns dos principais certames do sector, nomeadamente da Première Vision Paris, da Ambiente e da Momad Metrópolis junto dos expositores portugueses, assim como da última edição da feira de calçado GDS. E por falar em calçado, o “made in Portugal” continua a somar pontos, assim como as marcas nacionais, nomeadamente a Atlanta Mocassin.

No seu afã de estar onde a notícia acontece, demos ainda um salto a Frankfurt para acompanhar a conferência de imprensa internacional da Texcare e contamos-lhe o que pode esperar da próxima edição da feira de equipamento para lavandarias e tratamento de têxteis. Aproveitamos também a viagem para conhecer a CWS-Boco, uma empresa de serviços de aluguer e tratamento de vestuário que está a crescer na Europa.

Veja ainda o que se passa nos mercados, com as nossas páginas de conjuntura, e conheça as novidades internacionais, incluindo os novos casacos com aquecimento ativo apresentados pela Courrèges na recente semana de moda de Pariis. E se sempre sonhou em ser o Homem-Aranha, o sonho pode estar mais perto da realidade, graças a um novo desenvolvimento da Universidade de Stanford que pode também ficar a conhecer nesta edição do Jornal Têxtil.

Sobretudo, não perca o suplemento “Química das Empresas”, onde a Focor e o Grupo ADI apresentam as mais recentes novidades para dar cor ao seu negócio.

Em suma, mais um número imperdível do Jornal Têxtil, que lhe revela em primeira-mão a informação que conta, e isto há mais de 18 anos. Se ainda não é assinante, faça já a sua subscrição (para o email cenit@portugaltextil.com) e garanta a sua edição todos os meses, em casa ou na empresa.