Início Arquivo

ATP lança «Guia de Recrutamento e Qualificação dos Recursos Humanos»

Tendo sempre como objectivo ajudar a aumentar a competitividade e a produtividade das empresas do sector da ITV, , permitindo assim, enfrentar a intensificação da concorrência a nível do mercado internacional, a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), faz amanhã, dia 28 de Setembro, pelas 17h30, no Citeve, em Vila Nova de Famalicão, aapresentação pública  do «Guia de Recrutamento e Qualificação dos Recursos Humanos».

Trata-se de um Guia prático e inovador, que vai permitir a qualquer empresa têxtil intervir adequadamente na gestão dos recursos humanos, possibilitando a passagem com segurança do plano estratégico para o plano prático.

Nos últimos dez anos, a evolução técnica e tecnológica patente no sector da ITV deu origem a alterações estruturais profundas ao nível das funções que cada profissional deve exercer dentro da respectiva empresa, tornando-se por isso imperativo a implementação de um Sistema de Gestão de Recursos Humanos.

Conscientes desta realidade, a ATP decidiu, em parceria com a DGE/ICEP, sub-contratar a Pamesa Consultores, empresa de consultoria organizacional, para elaborar o presente Guia, que resulta de um trabalho de campo que abrangeu cerca de 500 empresas do sector de todo o país, sendo feito um exaustivo levantamento da situação actual da ITV e sistematizadas as necessidades no âmbito dos fluxos produtivos, das competências especializadas, das perspectivas de evolução do emprego e dos perfis técnico profissionais.

Os novos perfis técnico profissionais exigidos pela modernização, as necessidades de formação e recrutamento adequados, bem como a criação de sistemas de avaliação de desempenho são alguns dos exemplos práticos que este guia sistematiza .

O presente projecto enquadra-se numa das medidas previstas no PRIME e vem cobrir as lacunas identificadas no sector da ITV, conforme as necessidades referidas no Plano Estratégico da Associação.

Programa:

17h30m – Abertura, Dr. Paulo Nunes de Almeida – Presidente da ATP

17h45m – Apresentação do “Guia de Recrutamento e Qualificação dos Recursos Humanos”, Dr. Moura Pacheco e Dr. Carlos Ramalho – Pamesa Consultores

18h15m – Encerramento, Secretária de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Dra Maria da Graça Proença de Carvalho (confirmar)

A ATP representa 730 empresas de toda a fileira têxtil e do vestuário, responsáveis por mais de 60 mil postos de trabalho directos e por 3 mil milhões de euros de facturação, sendo dois terços desse valor destinados ao mercado de exportação. É a maior organização representativa do sector e uma das mais importantes em termos europeus.