Início Notícias Tecnologia

Auchan marca nova era com tecnologia de última geração

A Checkpoint Systems equipou as lojas do Grupo Auchan em Portugal com uma tecnologia de proteção de perdas. O processo demorou cerca de um ano a estar finalizado e surgiu a par da remodelação das lojas e do rebranding da retalhista a nível nacional.

[©Checkpoint Systems]

Na prática, o Grupo Auchan Portugal tem atualmente as lojas Auchan e Box equipadas com tecnologias de última geração que visam a prevenção de perda e gestão de stocks. «Somos parceiros do Grupo Auchan há muitos anos e termos a possibilidade de fazer parte deste novo futuro da marca em Portugal apresentou-se como um grande desafio», afirma David Pérez de Pino, diretor-geral da Checkpoint Systems para Portugal e Espanha.

Além de procurar soluções que se enquadrassem nos novos requisitos e desafios que o retalho engloba e enfrenta, o grupo quis também que os designs implícitos às remodelações das lojas fossem «mais simples, amplos e acessíveis». «Conseguimos implementar um rol-out que se adaptou não apenas às necessidades apresentadas, mas também que pode ser replicado noutros ambientes, mantendo a prevenção na ordem do dia, mas nunca descurando o design e o ambiente mais agradável possível à compra do cliente», explica David Pérez de Pino.

Para atender aos conceitos de design requeridos pelo grupo de retalho, a Checkpoint Systems propôs a utilização das novas antenas S20 e C10. «Procurando dar segurança, visibilidade de stocks e ao mesmo tempo incrementar a satisfação do cliente é uma tarefa que se consegue apenas através da introdução de tecnologias combinadas de RF EAS e RFID. A nova geração de antenas traz ao mercado uma possibilidade de manter entradas mais amplas, mais limpas e mais seguras», destaca a Checkpoint Systems em comunicado.

As antenas S20 implementadas nas lojas a nível nacional do Grupo Auchan podem ser complementadas com diferentes texturas e gráficos personalizados para que, deste modo, possam ir ao encontro do aspeto visual requerido pela empresa que adquire os serviços da Checkpoint Systems. A iluminação LED é outros dos aspetos personalizáveis visto que a líder global de soluções para retalhistas possui uma vasta gama de cores. «A S20 pode ser instalada sozinha de pé ou ser montada na parede ou na porta. Graças às suas funcionalidades de manutenção remota e a geração de relatórios de dados, é possível aos engenheiros da Checkpoint motorizar continuamente o estado do sistema, o que permite identificar problemas e tendências em tempo real, assim como melhorar o tempo de atividade e garantir um investimento eficaz», refere a Checkpoint Systems.

[©Checkpoint Systems]
As antenas C10 são antenas de painel integradas na caixa de pagamento que são também personalizaveis para que se possam tornar mais apelativas e concordantes com a organização do espaço envolvente.

A aplicação destas tecnologias permite que o retalhista possa garantir a segurança dos respetivos estabelecimentos e criar um menor impacto visual na loja através da componente de personalização a que estes equipamentos podem ser submetidos. Em suma, torna-se possível melhorar a experiência de compra do cliente e, ao mesmo tempo, manter a visibilidade total no que diz respeito à alfluência na loja, prevenindo as perdas e proporcionando a gestão de stocks e outros aspetos fundamentais para o negócio.

Recentemente, o grupo Auchan também apresentou um robot autónomo na loja de Alfragide, que está em fase piloto e cujo objetivo é melhorar o serviço para identificar ruturas de stock e problemas na etiquetagem de preços dos produtos. Este projeto surge no âmbito de uma primeira parceria com a tecnológica Trax e pretende ser um serviço mais completo que consiga mapear a loja, facilitar a recolha de proutos para encomendas online e fornecer um mapa interativo ao cliente com a localização dos produtos na loja. Para 2021, espera-se que o projeto «seja estendido a 34 lojas da Auchan», pode ler-se numa declaração no Notícias ao Minuto.