Início Notícias Vestuário

Balanço positivo para a ISPO no digital

A primeira edição 100% online da feira de desporto teve reações positivas por parte dos mais de 500 expositores e 31 mil visitantes que acederam à plataforma virtual para conhecerem as novidades, contactarem com parceiros de negócio e debaterem os temas prementes para a indústria.

[©Messe München GmbH]

No total, foram 545 os expositores, provenientes de 110 países, que aderiram à ISPO Munich Online, que entre 1 e 5 de fevereiro recebeu 31.574 visitantes, sobretudo da Alemanha, mas também de Itália, Reino Unido, Áustria, Japão e China.

«Mesmo como evento digital devido à atual situação, a ISPO Munich cumpriu o seu papel como plataforma líder e fonte de inspiração para toda a indústria de desporto e outdoor», sublinha Klaus Dittrich, CEO da Messe München, que organiza o certame. «Sobretudo agora, é mais importante do que nunca ter uma fonte unida para enfrentar os desafios sociais. O princípio “Sport is stronger” [o mote desta edição] une a nossa indústria. Vimos isso de forma impressionante nos últimos dias», acrescenta.

De Portugal estiveram representadas 14 empresas, incluindo 10 agrupadas num pavilhão nacional promovido pela Associação Selectiva Moda em parceria com o CITEVE, três marcas e duas presenças no fórum ISPO Textrends.

«A grande maioria das 14 empresas portuguesas presentes transmitiu um feedback positivo, por terem reencontrado os seus clientes habituais na plataforma ISPO Online e terem surgido novas oportunidades de negócios», indica Tânia Mutert de Barros, representante da ISPO em Portugal. «A interação num evento digital é mais direta e instantânea e permite maior transparência dos visitantes», destaca.

Indústria satisfeita

O balanço positivo é também feito por expositores como a Gore, a Mammut e a adidas Outdoor Europe. «A ISPO Munich digitak é mais um exemplo positivo da transformação digital do nosso mundo. Apreciámos a organização profissional. Para nós, foi obrigatório fazer parte da ISPO Munich Online», sustenta Achim Löffler, diretor de tecidos orientados para os consumidores da Gore.

[©Messe München GmbH]
«A primeira ISPO Munich digital foi uma excelente oportunidade para nós mostrarmos como usamos a digitalização para apresentar a nossa marca e os temas centrais da sustentabilidade, digitalização, inovação e qualidade. Fiquei pessoalmente agradado com a forma como o Brandroom foi usado para uma troca intensiva com os nossos parceiros de retalho», aponta, por seu lado, Oliver Pabst, CEO do Mammut Sports Group.

Já Marc Fischer, diretor-sénior na adidas Outdoor Europe, considera que «especialmente nesta altura específica de pandemia, a ISPO Munich Online deu-nos a plataforma ideal para apresentar a adidas Terrex como uma marca de outdoor inovadora».

Para Jeanette Friedrich, diretora do ISPO Group, «a ISPO Munich Online é um forte sinal para uma indústria de desporto que está a par dos tempos digitalmente e age como pioneira no tópico da sustentabilidade e da ligação do desporto e saúde».

A somar às novidades, a feira contou com um programa de conferências para profissionais – cujos conteúdos estarão disponíveis on-demand a partir de amanhã, 10 de fevereiro, na plataforma online – e uma série de eventos dedicados aos consumidores finais, que contou com cerca de 22 mil participantes.

A próxima edição da ISPO será em Xangai, na China, de 2 a 4 de julho, a que se seguirá a OutdDoor by ISPO, agendada para 6 a 8 de julho e que deverá funcionar num modelo híbrido, com a parte física em Munique.