Início Notícias Marcas

Benetton em parceria com a Pantone

O que acontece quando duas instituições globais da cor se juntam? A resposta surge este mês com o lançamento de uma coleção da Benetton em parceria com a Pantone, a empresa norte-americana especialista na definição das cores.

[©Benetton]

Depois de Andrea Incontri assumir a direção criativa da marca italiana, após a uma passagem pela divisão masculina da Tod’s, a Benetton fecha uma coleção com Pantone, empresa norte-americana que fornece uma linguagem universal de cores e que permite às marcas e aos produtores escolherem as melhores opções de pigmentações em todas as etapas do processo de fabricação.

A aposta contempla num guarda-roupa completo para toda a família, inspirado na lendária paleta da empresa norte-americana. Os tons Pantone, com seus nomes evocativos e códigos numéricos característicos, serão usados em sweatshirts, fatos de treino, polos, t-shirts, camisolas, meias e acessórios, «acrescentado um toque de modernidade à qualidade e design típicos da Benetton», afirma a marca em comunicado.

Uma camisola jacquard de gola alta em “Fiery Red”, uma sweatshirt para rapaz de cor “Spectra Yellow”, com o grafismo de um leão no peito ou um polo icónico em 100% algodão e de color block são alguns dos exemplos na qual «as marcas Benetton e Pantone surgem orgulhosamente juntas».

[©Benetton]
A Pantone foi criada em 1950 no estado norte-americano de Nova Jersey e era uma empresa especializada no fornecimento de cores para cosméticos, moda e indústria farmacêutica. Em 1956, Lawrence Herbert integrou na organização e foi confrontado com as dificuldades que os profissionais de design, as agências de publicidade e os tipógrafos tinham em comunicar e definir a exatidão das cores. Em 1962 adquiriu a Pantone e lançou o primeiro sistema de cores, o Guia PMS (Pantone Matching System) em 1963, manual de cores padrão em formato de leque que ainda hoje é usado em todo o mundo.

Por seu lado, a United Colors of Benetton foi fundada em 1965 pela família Benetton em Ponzano Veneto, Itália. A empresa, especialista em malhas deu o salto internacional nos anos 80, quando iniciou uma forte expansão global através de lojas franchisadas.  Atualmente, o grupo italiano opera a uma escala internacional com mais de 4.000 lojas e espera encerrar o atual exercício fiscal com vendas superiores a mil milhões de euros, um valor acima do registado em 2019.