Início Destaques

Boas férias, boas leituras!

Nas próximas semanas estaremos de férias, mas não queremos deixar de lhe fazer companhia. No tablet, no telefone ou no computador pode ler algumas das entrevistas mais marcantes publicadas nos últimos meses para um retrato da situação atual da indústria têxtil e vestuário portuguesa. Até setembro!

À semelhança de grande parte do país, também a equipa do Portugal Têxtil vai aproveitar estas últimas semanas de agosto para retemperar forças para mais um ano de trabalho que se adivinha repleto de notícias.

Mas não queremos deixar de lhe fazer companhia nesta altura do ano em que, apesar de passarem depressa, os dias parecem ganhar mais horas e há mais disponibilidade sem as correrias rotineiras do dia a dia.

Por isso mesmo, deixámos-lhe algumas sugestões de leitura, com entrevistas que, muitas vezes por falta de tempo, podem ter-lhe passado despercebidas e que, no seu conjunto, dando voz a empresários, designers e associações, fazem um retrato completo do que foram os últimos meses para a indústria têxtil e vestuário.

No têxtil, fique a par da visão de Paulo Melo, presidente do conselho de administração da Somelos, sobre a situação atual, os pedidos de estabilidade da A. Sampaio, feitos pela terceira geração ao leme da empresa, João e Miguel Mendes, conheça os planos de Maria de Belém Machado para a Tearfil, e as apostas que estão a ser feitas ao nível da sustentabilidade na JF Almeida, como conta o administrador João Almeida, e na ERT, como revela o CEO João Brandão. Saiba ainda como a digitalização faz cada vez mais parte do universo da Chargeurs, como explica António Martins, diretor da Chargeurs Ibérica, e como empresas como a Fitexar, nas palavras do CEO António Alexandre Falcão, estão a entrar em novos segmentos.

No vestuário, conheça as novas valências da Becri, reveladas pelo CEO José Costa, assim como as respostas aos desafios do sector que estão a ser dadas pela Pedrosa & Rodrigues, como conta o administrador Miguel Pedrosa Rodrigues, e os investimentos que estão a ser feitos na Valérius, anunciados pela CEO Patrícia Ferreira.

Já nos têxteis-lar, Ana Vaz Pinheiro, administradora da Mundotêxtil, faz o balanço de 2021 e aponta os desafios para 2022.

Espreite ainda as perspetivas de quem anda há muitos anos no mundo da moda, como é o caso do designer Miguel Vieira e da diretora do Portugal Fashion, Mónica Neto e, para um ângulo mais abrangente, não perca a entrevista a Raul Fangueiro, presidente da agora Associação Fibrenamics, e as entrevistas dos dirigentes associativos César Araújo, presidente da ANIVEC, Mário Jorge Machado, presidente da ATP, Luís Ribeiro Fontes, secretário-geral da ANIT-Lar, e Manuel Serrão, CEO da Associação Selectiva Moda, que organiza o Modtissimo.

Nós regressaremos em setembro com mais entrevistas e notícias que não pode perder. Até já!