Início Destaques

Bom ano!

Com 2018 a chegar ao fim, é época de olhar para trás e fazer o balanço do ano que agora termina. A equipa do Portugal Têxtil/Jornal Têxtil, contudo, prefere olhar para a frente e deixar-lhe sugestões de boas leituras sobre o que pode esperar nos tempos futuros. Bom ano de 2019!

Se olhar para o passado permite-nos aprender e tirar ilações para o futuro, é a olhar para a frente que o mundo avança. Por isso mesmo, nesta época de balanços, preferimos abrir as portas para o que aí vem e antecipar um pouco o que pode esperar de 2019 e dos próximos anos.

Enquanto aguarda pelas 12 badaladas do dia 31 de dezembro, saiba que o coral vai ser a cor do próximo ano e que há muitas mudanças, a nível internacional, que se avizinham com o novo ano: os EUA vão perder o estatuto de maior mercado de moda, a Asos vai acabar com a seda e todas as matérias-primas de origem animal, a Nike prepara a próxima geração de sapatilhas e a maior feira de têxteis-lar, a Heimtextil, estreia um novo conceito já em janeiro. Ainda nas feiras, as empresas portuguesas vão estar em destaque no Ispo Textrends Forum, a CPM está com casa cheia para a edição de fevereiro, a Panorama Berlin tem uma nova parceria e a Gallery está na onda da digitalização. 2019 será ainda o ano da Techtextil e da Texprocess, que se encontram praticamente esgotadas desde novembro, e da estreia da Neonyt, a nova feira dedicada à moda sustentável.

Entre as tendências, aliás, a responsabilidade ambiental e a economia circular, que assumiu lugar de destaque em 2018, vai confirmar a sua importância em 2019. A reciclagem de fibras terá um lugar-chave na estratégia das empresas e entre fios e malhas, a sustentabilidade será fulcral. O mesmo acontecerá com o vestuário usado, que se está a transformar numa nova matéria-prima para a indústria.

No campo político, o Brexit deverá confirmar-se em 2019, apesar das dúvidas que ainda persistem atualmente, e a guerra comercial entre os EUA e a China poderá ter novos desenvolvimentos.

As empresas portuguesas estão a afinar estratégias e 2019 promete ser um ano de reforço da aposta na internacionalização para muitas delas, como a Malhancide, a Solinhas, e até a Paulo de Oliveira, que se irá expandir com mais força nos EUA.

Já a Elmate prepara investimentos no 3D, enquanto a Familitex deverá inaugurar a nova tinturaria em setembro do ano que agora vai começar e a Lipaco prepara o crescimento nos próximos três anos.

Aliás, se quer avançar 2019 e perceber o que pode acontecer nos anos seguintes, não pode perder a antevisão do WGSN para o que será a primavera-verão 2020, incluindo as tendências na moda para senhora, homem, activewear e underwear, a casa da Geração X em 2020 e as inovações que vão chegar em 2021. Conheça ainda os desejos do consumidor do futuro e as primeiras indicações das propostas de cor da Intercolor para o outono-inverno 2020/2021.

Aproveite esta época de introspeção para afinar as estratégias para o futuro. Por cá, prometemos trazer mais e, esperamos, ainda melhores notícias em 2019. Até para o ano!