Início Breves

Breves

  1. Vendas aumentam na Zona Euro
  2. Zara em parceria com os Rolling Stones
  3. Hollywood toma conta do calendário Pirelli
  4. Criança chega à Givenchy
  5. Montras encarnam espírito natalício
  6. Fashion Awards consagram Gucci

1Vendas aumentam na Zona Euro

As vendas a retalho na Zona Euro subiram 1,1% em termos mensais em outubro, segundo o Eurostat. O aumento foi superior ao antecipado pelos analistas, que esperavam um crescimento de 0,8%, e foi o maior aumento desde agosto de 2014. O volume de vendas ficou também 2,4% acima do nível do mesmo período do ano passado. Os dados dão mais um sinal de que a retoma da Zona Euro continua a ganhar dinamismo, apesar dos elevados níveis de incerteza política. Dados independentes do IHS Markit mostram ainda que o PMI, o índice dos gestores de compras, para os produtores e fornecedores de serviços da Zona Euro subiu para 53,9 em novembro, em comparação com 53,3 em outubro, o valor mais alto desde dezembro de 2015, embora inferior à estimativa inicial de 54,1. Uma leitura acima de 50 revela crescimento. A recuperação do PMI foi liderada por um aumento no PMI de Itália, para o valor mais alto em nove meses, que ajudou a compensar o declínio na Alemanha e em França. Contudo, o inquérito a 5.000 empresas da Zona Euro foi realizado antes dos italianos terem votado contra as mudanças na Constituição, que levou à saída do Primeiro-Ministro Matteo Renzi. Há ainda outras incertezas na Europa, sobretudo com as eleições agendadas para 2017 na Holanda, em França e na Alemanha. Ainda assim, o PMI sugere que a recuperação vai continuar nos próximos meses, com novas encomendas a subirem e com as empresas a contratarem mais trabalhadores.

2Zara em parceria com os Rolling Stones

A Zara fez uma parceria com os Rolling Stones para lançar uma coleção-cápsula de edição limitada inspirada no novo single da banda, Blue & Lonesome. O logótipo dos lábios e língua dos Rolling Stones ganhou um tratamento em azul e surge tanto na capa do álbum como na nova coleção da Zara. A gama, para homem, senhora e criança, inclui t-shirts, sweatshirts, casacos e camisas, estampadas com um desenho ou mensagem únicos. O lançamento da coleção de edição limitada nas lojas e online coincidiu com o lançamento mundial do novo álbum dos Rolling Stones, a 2 de dezembro. Cada peça da Zara tem um código QR que pode ser usado para aceder a uma plataforma exclusiva onde o álbum pode ser comprado ou ouvido em streaming.

3Hollywood toma conta do calendário Pirelli

As atrizes de Hollywood tomaram conta do calendário Pirelli para 2017, com Uma Thurman, Helen Mirren, Kate Winslet e Nicole Kidman entre os principais nomes fotografados. Para a 44.ª edição do calendário, o fotógrafo alemão Peter Lindbergh fez fotografias simples, a preto e branco, das celebridades, que incluem ainda Julianne Moore, Lupita Nyong’o, Charlotte Rampling e Alicia Vikander. Na conferência de imprensa, Mirren, Thurman e Kidman elogiaram as fotografias de Lindbergh, que mostram as atrizes com pouca maquilhagem, afirmando que mostram a beleza natural e a feminilidade. Na edição de 2016, a fotógrafa americana Annie Leibovitz tirou fotografias a mulheres como a jogadora de ténis Serena Williams, à comediante Amy Schumer e à artista Yoko Ono. «O sensual é normalmente traduzido por biquínis e saltos altos e isso é o oposto do que eu penso que é sensual», afirmou à Reuters Lindbergh, que já foi responsável pelas fotografias de três edições do calendário. «Penso que a sensualidade é algo muito escondido e não exposto», acrescentou.

4Criança chega à Givenchy

Riccardo Tisci vai lançar uma linha de vestuário de criança da Givenchy. A primeira coleção chegará às lojas no outono do próximo ano e irá incluir artigos para bebés e crianças até aos 12 anos. De acordo com a Givenchy, Tisci vai criar duas coleções por ano, cada uma com cerca de 60 peças para menina, 40 para menino e 30 para bebé, com a etiqueta Givenchy Paris rodeada de estrelas em preto, indicou o WWD. Vai ainda incluir artigos especiais para criança, como um ursinho de peluche preto, com o diretor criativo a planear ainda o lançamento de uma coleção “cápsula couture” para meninas com os vestidos de alta-costura da Givenchy em tamanhos mais pequenos. A moda infantil não é uma novidade absoluta para Tisci, que já criou peças feitas à medida para a filha de Kim Kardashian e Kanye West, North West, e para a filha de Beyoncé e Jay-Z, Blue Ivy, incluindo t-shirts e vestidos. Os preços da nova linha de criança irão variar entre 80 e 300 euros.

5Montras encarnam espírito natalício

Das florestas encantadas aos cenários repletos de doces, os grandes armazéns de Nova Iorque criaram montras capazes de chamar a atenção de todos os consumidores para este Natal. «Desde o momento em que desmontamos, começamos logo a pensar na visão para o ano seguinte», afirma Roe Palermo, vice-presidente de vitrinismo dos grandes armazéns de Nova Iorque Lord & Taylor, que faz parte da Hudson’s Bay Co. A loja cria montras desde 1937 e estima que um milhão de pessoas passa diariamente em frente à loja durante a época festiva entre a Ação de Graças e o Natal. Palermo e a sua equipa iniciaram as reuniões de brainstorming com a equipa de marketing, publicidade e digital há 11 meses para traduzir as suas ideias para uma montra tridimensional. O tema deste ano é «uma original viagem de inverno numa Floresta Encantada» e inclui cinco montras animadas com animais esculpidos à mão e paredes LED. Já a Saks Fifth Avenue batizou a sua montra “Terra das 1.000 Delícias” com 85 bailarinos, em quadros coloridos inspirados em doces que retratam cenas do ballet “O Quebra-Nozes”. A flagship store da Macy’s em Manhattan, por seu lado, optou pelo tema “Acreditar”, cuja inauguração incluiu fogo de artifício e confettis, ao passo que a Bergdorf Goodman encontrou inspiração em climas mais quentes, com a utilização de catos, folhas de palmeira e gorilas. O Barneys New York criou montras que apelam a “Amor, Paz e Alegria” com a ajuda dos criadores da série South Park, Trey Park e Matt Stone, que encheram uma das janelas com as personagens da série. O Bloomingdale’s convidou artista para criar oito candelabros únicos para as suas montras, que serão leiloados em benefício do Child Mind Institute, com o valor base inicial de 2.000 dólares (cerca de 1.860 euros).

6Fashion Awards consagram Gucci

A Gucci e Demna Gvasalia foram os grandes vencedores dos Fashion Awards 2016. O evento, anteriormente conhecido como British Fashion Awards e organizado pelo British Fashion Council, atribuiu o prémio de designer internacional de acessórios ao diretor criativo da Gucci, Alessandro Michele, enquanto o diretor-executivo da marca, Marco Bizzarri, foi eleito líder de negócios internacional. Gvasalia, para a Balenciaga, venceu o prémio de designer internacional de pronto-a-vestir, enquanto a sua marca Vetements também venceu na categoria marca internacional de luxo urbano. Nos prémios do mercado interno, Simone Rocha venceu o prémio britânico de vestuário de senhora, Craig Green foi o vencedor no vestuário de homem, a Alexander McQueen ganhou o prémio de marca e Molly Goddard foi considerada o talento emergente. O prémio de modelo internacional foi entregue a Gigi Hadid, enquanto o galardão para “Novos Ícones de Moda” foi para as mãos dos irmãos Jaden e Willow Smith, filhos do ator Will Smith. Os Fashion Awards 2016 reconheceram ainda o trabalho do designer Ralph Lauren, do fotógrafo Bruce Weber e da diretora da Vogue Itália, Franca Sozzani. Entre os 4.000 convidados que encheram o Royal Albert Hall, estiveram ainda Anna Wintour, Carine Roitfeld, Natalie Massenet, David Beckham, Karlie Kloss, Kate Beckinsale, Kate Moss, Lady Gaga, Marilyn Manson, Mario Testino, Naomi Campbell, Salma Hayek Pinault e Tom Ford.