Início Breves

Breves

  1. Lucros do LVMH superam expectativas
  2. Guess regressa às origens
  3. CEO da Adidas preocupado com a Europa
  4. Monse e Oscar de la Renta juntos em Nova Iorque
  5. Pais e mães passam características diferentes
  6. Grafeno aplicado em vestido que muda de cor

1Lucros do LVMH superam expectativas

O LVMH registou um volume de negócios e lucros recorde para 2016, graças fortes vendas nos EUA e na Europa, assim como a uma retoma da procura na Ásia. O presidente e CEO do grupo, Bernard Arnault, afirma que o primeiro semestre de 2017 deve ser «relativamente fácil» para o grupo, mas avisou que comparações difíceis e algumas incertezas despoletadas pelo impacto do Brexit e da nova Administração Trump pode tornar o segundo semestre «mais difícil». Na conferência de imprensa, Arnault declarou que «o meu sentimento para 2017 é de cautela. Quando tudo está a ir tão bem, temos de ser muito vigilantes». O grupo, cujas marcas incluem a Louis Vuitton e a Dior, registou um aumento do lucro de 6%, para 7,03 mil milhões de euros, no ano passado, ultrapassando as estimativas de 6,8 mil milhões de euros de uma sondagem da Reuters. As vendas no quarto trimestre subiram para 11,27 mil milhões de euros, com um crescimento de 8% das vendas comparáveis, acima das estimativas dos analistas de um crescimento de 5,6%. «Apesar da incerteza cambial e do clima geopolítico, o LVMH está bem equipado para continuar o seu dinamismo de crescimento em todos os grupos de negócio em 2017», indicou o grupo em comunicado. A divisão de moda e couro do LVMH, que representa a maior parte das vendas e lucros e inclui as marcas Louis Vuitton, Fendi e Givenchy, registou um crescimento de 9% das vendas comparáveis no quarto trimestre.

2Guess regressa às origens

A marca americana Guess, fundada pelos irmãos Marciano, está a celebrar o seu 35.º aniversário com uma coleção-cápsula de edição limitada que presta tributo às suas raízes no denim. A coleção, batizada “Guess Originals – 1981 Anniversary Capsule” sai em fevereiro. As técnicas de pré-lavagem para um denim com um look desgastado, desenvolvidas pelos irmãos Marciano nos anos 80, tiveram um papel importante no sucesso da marca americana. A coleção-cápsula de aniversário ainda faz uso desta técnica, que se tornou numa das assinaturas da Guess. Para além do denim, a coleção recupera ainda os modelos e estilos que fizeram sucesso nos anos 90, atualizados para o século XXI, incluindo na oferta jeans, saias, casacos, coletes e camisas em chambray, com formas e cortes variados. A Guess contratou a it girl e modelo americana Hailey Baldwin, para ser a cara da coleção. A campanha conta ainda com Stefano Sala, numa série de imagens da fotógrafa Tatiana Gerusova. Com a direção do diretor criativo da Guess, Paul Marciano, a campanha foi fotografada nas instalações de uma lavandaria na Califórnia.

3CEO da Adidas preocupado com a Europa

O diretor-executivo da Adidas, Kasper Rorsted, está muito preocupado com os efeitos da incapacidade da Europa para resolver os seus problemas, de acordo com o jornal alemão Die Welt. Os líderes da União Europeia estão a braços com os desafios da migração, da crise do euro, da ascensão dos partidos da direita e com as ramificações do voto do Reino Unido para abandonar a UE. «Do ponto de vista do negócio, não tenho medo, mas em termos políticos estou muito preocupado que a Europa não seja capaz de resolver os seus problemas», afirmou Rorsted em entrevista. «A incapacidade da Europa de resolver os problemas vai afetar-nos ainda mais este ano», indicou o CEO. Alemanha, França e Holanda terão eleições este ano. Rorsted também avisou que a Europa e o Reino Unido vão sofrer se a saída do país da UE resultar em restrições ao comércio. Contudo, o CEO da Adidas mostrou-se calmo em relação às perspetivas políticas nos EUA sob a presidência de Trump. «Acredito que Trump é um homem de negócios. Podem acontecer algumas coisas que nos desagradem, mas isso não será catastrófico», declarou Kasper Rorsted.

4Monse e Oscar de la Renta juntos em Nova Iorque

Os fundadores da Monse, Laura Kim e Fernando Garcia, vão apresentar a coleção de pronto-a-vestir da sua marca juntamente com a sua primeira coleção para a Oscar de la Renta. A dupla vai revelar as suas propostas para o outono-inverno 2017/2018 em conjunto, com dois desfiles consecutivos em fevereiro, segundo o Business of Fashion. Os dois desfiles terão lugar no IMG Skylight Clarkson Square em Nova Iorque, a 13 de fevereiro, com a coleção da Monse a subir primeiro à passerelle, seguida da de Oscar de la Renta. «Ter os dois desfiles consecutivos não significa que há necessariamente uma mistura de ideias», afirmou Garcia. «Vai haver um estilo diferente para cada desfile e vai ser muito evidente onde a mudança acontece. As roupas são muito diferentes», acrescentou. A coleção da Oscar de la Renta será a primeira da dupla para marca, desde que ambos foram nomeados diretores criativos em setembro, após a saída de Peter Copping. A Monse, que mostrou a sua primeira coleção na semana de moda em setembro de 2015, tornou-se conhecida pela sua abordagem alternativa e vanguardista ao vestuário de passadeira vermelha. Amantes de moda, desde Amal Clooney a Sarah Jessica Parker e Selena Gomez, já usaram os designs da marca.

5Pais e mães passam características diferentes

Virtudes como honestidade, integridade e tolerância têm mais probabilidade de serem transmitidas pelas mães, enquanto a coragem, preguiça e um bom sentido de orientação são características herdadas dos pais, de acordo com um novo estudo. As conclusões foram retiradas de uma sondagem no Reino Unido comissionada pela Red Bull TV para marcar o lançamento de um documentário que mergulha no mundo da família de motociclistas Lampkins. Os investigadores falaram com 2.000 adultos e, num dado importante para os marketers, concluíram que mais de metade partilha os mesmos interesses e hobbies que pelo menos um dos pais e 22% afirmou que, enquanto criança, queria seguir os passos dos pais. Mais de um em cada 10 acabou a fazer o mesmo ou a ter uma carreira muito semelhante à da mãe ou do pai. Também concluíram que enquanto as mães são provavelmente responsáveis por passar traços como bondade, confiança e boas características de organização, os pais estão mais ligados ao temperamento de uma pessoa, sagacidade e tendência para praguejar. Também interessante para os responsáveis de marketing é saber que a paixão pelo desporto e um determinado clube de futebol tem mais probabilidade de ser inspirado pelo pai, juntamente com o sentido de aventura e vários maus hábitos. Já as mães transmitem os gostos musicais e capacidade de dança, sentido de moda e gostos alimentares.

6Grafeno aplicado em vestido que muda de cor

O Trafford Centre, em Manchester, mostrou um vestido preto que usa grafeno para transformar o batimento cardíaco de uma pessoa numa fonte de energia para alimentar lâmpadas LED. O material avançado ultrafino é visto como capaz de revolucionar muitos aspetos da vida humana e agora a moda está também nessa lista, com a empresa de tecnologia wearable Cute Circuit a fazer o desenvolvimento. O grafeno, que tem apenas a espessura de um átomo mas é mais forte do que o aço, foi inicialmente isolado em Manchester por Andre Geim e Konstantin Novoselov, da Universidade de Manchester, que venceram o prémio Nobel pela descoberta. O vestido Cute Circuit muda de cor através de pequenas lâmpadas LED que se sincronizam com a respiração do utilizador. O jornal The Guardian afirma que a empresa irá eventualmente criar uma peça de vestuário que possa ser programada para mudar para qualquer cor ou design.