Início Breves

Breves

  1. Modatex ensina com a Vogue
  2. Senhor Prudêncio ganha casa
  3. Mike Davis reforça cadeia
  4. Pacifique Sud divide primavera
  5. Farfecth acelera Gucci
  6. Marketeer vai distinguir a moda nacional

1Modatex ensina com a Vogue

A I-COM, organizadora de fóruns e competições à escala mundial, juntou-se ao Modatex – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios e à Vogue Portugal para primeira edição da I-COM Data Fashion Hackathon, maratona de criatividade que desafia 16 estudantes de moda a desenvolverem peças de vestuário avant-garde sob pressão. A competição, que pretende estimular o conhecimento de Data Creativity, acontece no âmbito do I-COM Global Summit, que vai tomar conta da cidade do Porto entre os dias 24 a 27 de abril. Dos 16 estudantes (ou ex-estudantes) a concurso serão escolhidos os finalistas por um júri composto por profissionais da indústria, entre os quais a diretora de moda da Vogue Portugal, Ana Campos. Os finalistas vão depois competir num desfile especial durante o I-COM Gala Awards Dinner, no dia 25 de abril. «Esta é uma excitante iniciativa I-COM que ajuda a construir não só uma ponte local com o Porto e a sua comunidade de moda mas também com os mundos criativos de data e moda», afirma Andreas Cohen, fundador e CEO da I-COM Global. «Durante os nossos eventos tentamos sempre mostrar o melhor que o nosso destino escolhido tem para oferecer – integrando cultura, moda e gastronomia», explica.

2Senhor Prudêncio ganha casa

No mês em que festeja o seu 7.º aniversário, a marca nacional de calçado e acessórios para homem Senhor Prudêncio decidiu presentear os clientes com a inauguração, no próximo dia 22 abril, de uma concept store, no Porto. O espaço abre portas no número 41 da Rua Cimo de Vila, na zona histórica da Invicta, e vai receber vários inquilinos, vindos dos universos da moda, arte, design e música. Além de incorporar o atelier de design da Senhor Prudêncio, o espaço irá apresentar uma seleção de marcas de calçado, bem como linhas de vestuário e acessórios exclusivos. Mutável na sua essência, a concept store acolherá ainda o ciclo expositivo Léche Vitrine, «no qual artistas e criativos são convidados a intervencionar o espaço com total liberdade expressiva», destaca a marca em comunicado. O Prudêncio studio | Cimo de Vila desponta assim na cidade do Porto como «um espaço experimental e sensorial, oferecendo uma experiência distinta de compra aos seus clientes, potenciada pela curadoria e exclusividade dos produtos e da envolvente». Procurando ainda reforçar a ligação e natureza social do projeto, a campanha de lançamento do espaço visa uma ação de promoção da comunidade de Cimo de Vila à cidade do Porto. A primeira coleção da Senhor Prudêncio foi apresentada em Londres, em 2012, depois de o fundador da Senhor Prudêncio, João Pedro Filipe, ter ganho o prémio Young Creative Fashion Entrepreneur, galardão atribuído pela Plataforma de Moda – Fashion Hub de Guimarães 2012, em parceria com o The British Council.

3Mike Davis reforça cadeia

A marca portuguesa que em 2016 completou 40 anos tem vindo a renovar o seu conceito de retalho e inaugurou na semana passada uma nova loja, no Mar Shopping, em Matosinhos. O espaço está alinhado com o novo conceito de lojas que a marca tem vindo a desenvolver, na qual se inserem as lojas do Fórum Sintra e do Centro Comercial Vasco da Gama, Lisboa. «Posicionada no segmento casual sport, a Mike Davis produz e comercializa vestuário para homem e senhora, com silhuetas elegantes e descontraídas associadas a materiais de qualidade, valorizando o made in Portugal», sublinha a marca em comunicado. Tendo no seu ADN uma forte ligação a desportos como o ténis, vela e surf, a Mike Davis tem vindo a reposicionar-se no mercado através da associação a eventos como o Millennium Estoril Open ou o Vilamoura Atlatic Tour. Fê-lo, também, com figuras públicas ligadas às práticas desportivas, como o tenista João Sousa e, mais recentemente, o surfista Elhoe Alvarez. Nos números, a Mike Davis vem assumindo um crescimento efetivo desde 2013, para o qual contribuíram o design, matérias-primas e fitting, bem como a qualidade da produção realizada em Portugal, a valorização dos pontos de venda e o marketing e comunicação, aponta a marca. Como resultado deste crescimento, a Mike Davis está a aumentar a sua rede de lojas, contabilizando atualmente 29 pontos de venda.

4Pacifique Sud divide primavera

Depois da abertura do primeiro espaço em nome próprio, com a inauguração da loja Pacifique Sud no WorkShops – Pop Up, na Rua do Almada, no Porto, a marca de vestuário Pacifique Sud tem uma segunda novidade para a primavera-verão 2017 – a parceria com a marca de calçado Paez. Na nova coleção, dedicada à estação quente de 2017, a marca mantém na oferta alguns dos seus ícones, como as jardineiras, desta vez desenvolvidas noutros tecidos que não apenas o denim. «O denim, obviamente está presente, uma vez que é referência da nossa marca, mas este ano quisemos inovar e trabalhar outros materiais», explica Raquel Ribeiro, sócia e responsável pelo produto na Pacifique Sud. O mar e os desportos radicais continuam a ser a principal inspiração, pelo que a coleção pinta-se de cores como o amarelo Primrose, os verdes Versus e Altuzarra, bem como de estampados florais e riscas. A propósito da aliança com a Paez, João Freitas, sócio da Pacifique Sud, afirma que a marca foi «surpreendida com a parceria que conseguiu estabelecer com a gigante mundial das alpargatas». «Revendo-se no estilo que a nossa marca transpira, a Paez aceitou participar na nossa sessão fotográfica, calçando os nossos modelos. Assim todo o nosso catálogo primavera-verão 2017 e toda a campanha de divulgação da nossa coleção conta com a presença desta marca de referência», acrescenta. A coleção já está disponível no espaço da Pacifique Sud no WorkShops – Pop Up, no número 275 da Rua do Almada e, brevemente, chega aos revendedores autorizados.

5Farfecth acelera Gucci

Graças a uma parceria estabelecida com a startup de José Neves, os clientes da Gucci vão poder receber roupa e acessórios da marca cerca de uma hora e meia depois de estes serem encomendados no website da Farfetch. A plataforma de comércio eletrónico anunciou a parceria com a casa de moda italiana enquanto uma das ramificações da iniciativa “Loja do Futuro”, que inclui software e dispositivos que visam ajudar as marcas de luxo a reunirem informações sobre os clientes nas lojas e online. Através desta aliança espera-se que o tempo de espera reduzido aumente a possibilidade de atrair quem compra por impulso, além de ser uma alternativa viável para quem não pretende sair de casa. Para já, o serviço vai estar disponível em Londres, Nova Iorque, Dubai, Los Angeles, Madrid, Milão, Miami, Paris, São Paulo e Tóquio. O inovador conceito de retalho “Loja do Futuro” será lançado ainda este ano na boutique de luxo Browns, em Londres, que a Farfetch adquiriu em 2015, e na loja Thom Browne, em Nova Iorque. A ideia é ligar o cliente à loja através do smartphone, criando uma experiência mais simples e completa com mobília inteligente que permite ao cliente adicionar peças de roupa ao carrinho de compras virtual ou a uma lista de desejos, espelhos que mostram as peças disponíveis online e na loja e um emissor holográfico que vai possibilitar que os clientes experimentem sapatos de vários tamanhos e designs (para já apenas da marca de luxo Nicholas Kirkwood). «Os retalhistas precisam de uma forma de recolher informações sobre os seus clientes enquanto estão a navegar na loja, assim como recolhem os dados das pesquisas online», afirmou Jose Neves, fundador e CEO da Farfetch.

6Marketeer vai distinguir a moda nacional

Dielmar, Josefinas, Parfois, Sacoor, Tezenis e Zippy são as marcas nomeadas para a categoria de moda dos Prémios Marketeer 2017. Promovidos pela revista Marketeer, estes prémios têm como objetivo distinguir o que de melhor se faz em diversas áreas, do marketing à comunicação, mas também turismo, media e moda. Segundo o website da Marketeer, os nomeados foram apurados pela redação e pelo conselho editorial da Marketeer com base nos trabalhos referentes a 2016 e os vencedores serão apurados através de uma votação online (que vale 50%), em conjunto com a votação por parte do conselho de fundadores da Marketeer. Ana Paula Rafael, CEO da Dielmar, considera que a nomeação reconhece «o trabalho realizado no âmbito da comunicação e marketing em 2016» e que «é uma distinção que nos honra muito e que nos dá ainda maior força e motivação para continuar a trabalhar por Portugal e para os nossos clientes, todos os dias, cada vez mais e melhor». A votação online está aberta até 20 de abril e a cerimónia de prémios terá lugar a 25 de maio.