Início Breves

Breves

  1. Gosha Rubchinskiy une-se à Burberry
  2. Nova vida para a BCBG
  3. Moschino resort joga em Las Vegas
  4. Fãs da Nike em campo de treinos
  5. Hermès investe na produção em França
  6. Charlie Brown e Snoopy na Vans

1Gosha Rubchinskiy une-se à Burberry

Gosha Rubchinskiy, um dos mais aclamados designers da nova guarda, desvendou recentemente a sua colaboração com a Burberry numa coleção-cápsula, que acabou por ser apresentada no desfile primavera-verão 2018 do designer, em São Petersburgo, Rússia. O projeto, que contou com a preciosa ajuda do diretor criativo e CEO da Burberry, Christopher Bailey, inclui oito peças, entre as quais se destacam as novas interpretações da gabardina de assinatura da marca britânica, reimaginada em silhuetas oversized. «Sou um grande admirador do trabalho criativo de Gosha Rubchinskiy há muito tempo», afirmou Bailey. «Tem uma sensibilidade cultural inata e fiquei honrado quando nos pediu para colaborarmos na sua nova coleção», acrescentou. O desfile do designer russo deixou ainda conhecer uma colaboração com o designer de acessórios Stephen Jones, bem como os novos estilos fruto da parceria de Gosha Rubchinskiy com a gigante desportiva Adidas.

2Nova vida para a BCBG

De acordo com as últimas atualizações, o grupo BCBG Max Azria, que entrou com um pedido de insolvência a 1 de março de 2017, chegou a um acordo sobre uma reestruturação. O acordo inclui a possível venda de praticamente todos os ativos da retalhista de moda à Marquee Brands e ao Global Brands Group. A conclusão das transações com a Marquee e a Global Brands deverá arrancar logo depois da aprovação do United States Bankruptcy Court. Em comunicado, a Marquee e a Global Brands adiantaram que pretendem continuar a operar a grande maioria dos principais negócios do grupo BCBG. A Marquee deverá adquirir a propriedade intelectual associada à marca BCBG, enquanto a Global Brands adquirirá ativos associados às operações de negócios da BCBG. A Marquee Brands planeia alavancar a sua plataforma de gestão de marca para expandir a BCBG e marcas relacionadas para novas categorias de produtos, canais de distribuição e geografias. A Global Brands, por seu turno, irá comercializar, promover, vender e distribuir produtos com as marcas BCBG, bem como gerir as operações grossistas, selecionar lojas de retalho e plataformas de comércio eletrónico das marcas BCBG. «Este é o melhor resultado possível para os clientes, fornecedores e parceiros de negócios, bem como para os nossos funcionários, que são a força vital da empresa», considerou Marty Staff, CEO interino do grupo BCBG Max Azria. «A BCBG continuará a ser uma marca viável, criativa e forte em várias plataformas», concluiu.

3Moschino resort joga em Las Vegas

Ainda que o diretor criativo Jeremy Scott já tenha habituado os media especializados a grandes extravagâncias na passerelle, a apresentação da mais recente coleção da Moschino superou todas as expectativas. As propostas da mostra resort 2018 incluíram pin-ups, uma colaboração com a Playboy – à qual não faltou o icónico coelho da revista – e uma estética do final dos anos 1990/início dos anos 2000 inspirada pela cidade de Las Vegas. O alinhamento da coleção resort 2018 da marca italiana contou com nomes como Miranda Kerr, Stella Maxwell, Joan Smalls e Hailey Baldwin, adornadas com vestidos e cardigans retro, denim em patchwork e jogos de transparências, sem esquecer as explosões de cor, as botas texanas e as peças de inspiração motard – para homem e mulher. «Foi divertido e apaixonante jogar com tantos elementos “americanos” diferentes», afirmou o diretor criativo da Moschino em comunicado.

4Fãs da Nike em campo de treinos

Apenas o génio criativo do artista visual Tom Sachs seria capaz de engendrar um verdadeiro campo de treinos para que os seguidores da Nike merecessem levar para casa o novo par de sapatilhas Nike Craft Mars Yard 2.0. O bootcamp espacial erguido em Governors Island, Nova Iorque, fez por garantir que apenas os verdadeiros fãs da marca se sujeitariam a uma jornada exaustiva que incluiu viagens de metro e barco, entre outros. A primeira etapa do bootcamp, depois de os participantes terem já vestido o equipamento inspirado nas viagens espaciais Tom Sachs x Nike, foi assistir a “The Hero’s Journey” – um filme de 40 minutos de Sachs que serviu como uma introdução à temática. Seguiram-se diferentes etapas inspiradas pela arte e pelo espaço e com alguma componente de exercício físico. Depois de concluírem todas as tarefas, os concorrentes garantiam o seu uniforme Tom Sachs x Nike, com a opção de comprar as sapatilhas de edição limitada Nike Craft Mars Yard 2.0 (um par por pessoa) por 200 dólares (aproximadamente 179 euros). Ao longo da sua carreira Sachs construiu inúmeras esculturas espaciais (como “Crawler”, 2003 e “Lunar Module (1:18)”, 1999). A obsessão do artista visual pelo espaço e, especificamente, pelo programa Apollo dos anos 1960 e 70, culminou com o “Space Program”, em 2007.

5Hermès investe na produção em França

A Hermès anunciou a criação de 220 novos postos de trabalho em França, graças à abertura de duas unidades produtivas de artigos em couro a Normandia e em Nouvelle Aquitaine. A empresa francesa de moda de luxo, cujas vendas anuais estão a crescer fortemente, está a relocalizar a unidade de Saint-Junien, em Nouvelle Aquitaine, que foi adquirida em 1998, onde «vai empregar quase 120 artesãos». Já a 13 de junho vai abrir uma unidade nova com 5.700 m2 em Val-de-Reuil, na Normandia, para a produção de artigos em couro que, quando ficar concluída, deverá dar emprego a 250 artesãos. No início de fevereiro, o grupo liderado por Axel Dumas revelou vendas anuais recorde de 5,2 mil milhões de euros (um crescimento orgânico de 7,4% em termos anuais), impulsionado pelo seu principal negócio dos produtos em couro, que representaram metade do volume de negócios. O lucro do ano passado foi igualmente um recorde, cifrando-se em 1,1 mil milhões de euros. O grupo francês, que em dezembro de 2016 empregava 12.834 pessoas, das quais 7.881 em França, onde produz todos os seus artigos em couro, contratou 600 pessoas no ano passado, sobretudo para a produção e vendas, e criou novos 2.400 postos de trabalho só em França nos últimos cinco anos, de acordo com o CEO Axel Dumas. A Hermès gera 86% do seu volume de negócios fora de França, principalmente na Ásia, que representa quase metade do negócio do grupo.

6Charlie Brown e Snoopy na Vans

Com uma colaboração que remonta ao início dos anos 1980, a marca desportiva Vans apresentou recentemente a coleção de desejo deste verão: “Vans x Peanuts”. A partir das ilustrações clássicas dos anos 1960, 70 e 80 de Charles M. Schulz, os designers da Vans combinaram os elementos “Off The Wall” com os icónicos momentos de Peanuts. Os seguidores de Charlie Brown, Snoopy e companhia poderão eleger as suas peças favoritas com os desenhos limitados “Vans x Peanuts” – que inclui sapatilhas, vestuário e acessórios para homem e senhora –, enquanto os mais pequenos poderão disfrutar de uma coleção feita à sua medida com a linha de sapatilhas Classic. A coleção “Vans x Peanuts” já está disponível nas lojas oficiais da Vans em Portugal.