Início Breves

Breves

  1. Michael Kors compra Jimmy Choo
  2. C&A de saída do retalho russo
  3. Courrèges despede-se dos diretores criativos
  4. Retalho chinês volta a somar
  5. Adesivo contra a violência sexual
  6. Dior paginada

1Michael Kors compra Jimmy Choo

De acordo com a informação hoje avançada pelo portal The Business of Fashion, a Michael Kors concordou em comprar a Jimmy Choo por 1,2 mil milhões de dólares (aproximadamente mil milhões de euros). Sediada em Londres, a marca de calçado de luxo Jimmy Choo conquistou o mercado no final da década de 1990, depois de ter dominado o guarda-roupa de figuras como a princesa Diana ou mesmo de personagens icónicas, como a de Carrie Bradshaw (interpretada por Sarah Jessica Parker) na série televisiva “O Sexo e a Cidade”. A compra da Michael Kors acontece num tempo marcado pelas aquisições no sector do luxo e poucos meses depois de a rival Coach ter adquirido a Kate Spade. A marca de luxo acessível conhecida pelas suas bolsas confirmou entretanto estar disposta a manter a equipa de gestão da Jimmy Choo, liderada pelo diretor executivo Pierre Denis.

2C&A de saída do retalho russo

De acordo com as últimas notícias, a C&A deverá cessar todas as suas operações na Rússia. A retalhista tem operado no país sob um acordo de franchising entre o seu braço europeu e o Grupo de Comércio da Rússia, mas o contrato expirou em fevereiro deste ano e um porta-voz do grupo adiantou já que «se tinha decidido por acordo mútuo terminar a relação comercial». «Este movimento foi o resultado de uma decisão estratégica corporativa da C&A para descontinuar o modelo de franchisados», acrescentou. O movimento resultará no encerramento de 11 pontos de venda C&A. O porta-voz não revelou o prazo para o encerramento das lojas. Com sede em Dusseldorf e Bruxelas, a C&A gere uma rede de 1.575 pontos de venda, vende online em nove mercados e tem também presença no Brasil, no México e na China. A retalhista de moda tem vindo a apostar na transparência da sua cadeia de aprovisionamento e divulgou recentemente informações sobre mais de 2.000 fábricas fornecedoras nos seus 40 destinos de sourcing.

3Courrèges despede-se dos diretores criativos

Na semana passada, a Courrèges confirmou que a dupla Sébastien Meyer e Arnaud Vaillant, que até aqui decidia os destinos criativos da marca francesa, está de saída depois de dois anos nos corredores da casa. De acordo com a informação divulgada, os dois designers deverão agora concentrar-se em novos projetos criativos, enquanto François Le Ménahèze, presidente da marca desde abril, irá rever as novas necessidades criativas da Courrèges. Em março, Sébastien Meyer e Arnaud Vaillant mostraram a sua última coleção para a Courrèges de uma forma bastante alternativa, divulgando num ecrã detalhes de como as peças da marca eram feitas. Até ao momento, a Courrèges ainda não adiantou um nome para suceder a dupla.

4Retalho chinês volta a somar

No primeiro semestre de 2017, as vendas no retalho chinês cresceram 10,4% em termos comparáveis, logo depois da subida de 10% registada no primeiro trimestre. O crescimento deve-se, em grande parte, às crescentes vendas online, que escalaram 33,4% em relação ao ano anterior, 1,3% acima no primeiro trimestre. Enquanto isso, a produção industrial subiu 6,9% durante o semestre. Em junho, a produção industrial registou um crescimento de 7,6%, ou 1,1% acima do valor registado em maio. No geral, a economia chinesa voltou a somar no segundo trimestre. Em termos trimestrais, o Produto Interno Bruto do país cresceu 1,7%, em comparação com o crescimento de 1,3% registado no primeiro trimestre.

5Adesivo contra a violência sexual

A investigadora do MIT Manisha Mohan desenvolveu um dispositivo capaz de detetar violência sexual face ao seu utilizador. O “Intrepid” funciona como um pequeno adesivo inteligente destinado a detetar, comunicar e prevenir ataques sexuais. Está conectado ao smartphone do utilizador via Bluetooth e pode ser colocado em qualquer peça de vestuário, sendo ainda resistente à lavagem. Para usar o dispositivo, o utilizador precisa de fazer o download de uma aplicação móvel (app) e inserir cinco contactos que serão acionados em caso de emergência. A app também registará encontros quando não houver resposta atempada do utilizador, informação que pode ser usada em tribunal, caso haja processo judicial. Mohan testou o dispositivo em cerca de 70 pessoas para perceber se estas se sentiam confortáveis ao usá-lo e a maioria avaliou o adesivo como “pouco intrusivo”.

6Dior paginada

Com introdução e biografias de designers assinadas pelo jornalista Alexander Fury, o livro “Dior Catwalk: The Complete Collections” detalha todos desfiles de alta-costura da casa entre 1947 e 2017, explorando ainda o pronto-a-vestir. O volume regressa aos primeiros anos da Dior e à icónica silhueta New Look e ainda revê o trabalho dos designers que ajudaram a construir o caminho de sucesso da casa – de Yves Saint Laurent a Maria Grazia Chiuri. O destaque, porém, são as 250 páginas dedicadas ao trabalho de John Galliano na Dior. “Dior Catwalk: The Complete Collections” é publicado pela Tamisa and Hudson.