Início Breves

Breves

  1. Zara antecipa outono
  2. Exportações têxteis do Vietname batem recorde
  3. Dries Van Noten em documentário
  4. Noble Biomaterials e Lenzing unem esforços
  5. Louis Vuitton online na China
  6. Camisa de homem, pele de mulher

1Zara antecipa outono

Enquanto muitos consumidores procuram ainda peças a preço de saldo e só pensam em reforçar a mala de viagem com vestidos leves de verão, a Zara já colocou em destaque nas suas diferentes plataformas digitais e lojas físicas a coleção outono-inverno 2017/2018. Entretanto, os portais da especialidade já elegeram as peças que vão dominar os guarda-roupas femininos nos próximos meses. Em destaque está a alfaiataria. A retalhista sugere vários modelos de fatos femininos na sua nova coleção e o portal Refinery 29 acredita que esta será uma aposta ganha da Zara. No calçado, vencem os sapatos kitten heel (salto baixo e fino) com padrões, as botas-meia em cores vivas e as botas over-the-knee. Procurando captar as atenções dos consumidores com propostas alinhadas com as suas férias, a Zara incluiu ainda na sua coleção dedicada à estação fria fatos de fato – que podem servir de bodies – diferentes acessórios para o cabelo e blusas fluidas com bordados florais.

2Exportações têxteis do Vietname batem recorde

O Vietname assistiu a uma escalada de 48,3% nas exportações de vestuário, têxteis, fibras e fios nos primeiros seis meses do ano. De acordo com os dados aduaneiros vietnamitas, as exportações de vestuário e têxteis atingiram os 11,75 mil milhões de dólares (aproximadamente 10,18 mil milhões de euros) no período de seis meses até junho, em comparação com os 7,93 mil milhões de dólares registados no ano anterior. As exportações para os EUA cresceram 6,2%, para 5,75 mil milhões de dólares, enquanto os embarques para a União Europeia (UE) subiram 3,5%, para os 1,69 mil milhões de dólares. As exportações para o Japão cresceram 8%, para os 1,37 mil milhões de dólares. As exportações de fibras e fios também registaram crescimento nas exportações, alcançando os 1,67 mil milhões de dólares, em comparação com os 1,16 mil milhões de dólares do ano anterior. Fibras e fios e vestuário e têxteis foram duas das dez categorias mais fortes de exportação para o país durante o período de seis meses. Segundo a Vinatex, espera-se que o Vietname atinja o seu objetivo de exportação de 31 mil milhões de dólares no ano. As exportações de vestuário do Vietname cresceram de forma constante nos últimos anos, atingindo os 28,2 mil milhões de dólares em 2016. A indústria vietnamita beneficiou quando os produtores e compradores diversificaram as suas cadeias de aprovisionamento e se deslocalizaram para o país, movidos pelos baixos custos de mão-de-obra e pelo foco da indústria na especialização, modernização e aumento do valor agregado. O país pode também ganhar com o acesso ao mercado da UE quando o acordo de livre comércio UE-Vietname entrar em vigor.

3Dries Van Noten em documentário

Dries Van Noten é considerado pela crítica como um dos maiores designers de moda no ativo, elogiado pelo uso de cor e padrões ricos e, também, pelas técnicas que aplica nos seus trabalhos – estas últimas, percorrem o mundo, sendo bebidas na Índia, Marrocos ou Europa Oriental. Grande parte da fama da moda belga contemporânea deve-se aos “Antwerp Six”, grupo formado por Dries Van Noten, Walter Van Beirendonck, Ann Demeulemeester, Dirk Bikkembergs, Marina Yee e Dirk Van Saene. Formados pela Royal Academy of Fine Arts, no início dos anos 1980 todos tinham uma visão radical e original da moda. Intitulado “Dries”, o novo documentário sobre o criador concentra-se na sua carreira – desde o arranque, no final dos anos 1980, até à atualidade. “Dries” é resultado de cenas gravadas durante um ano entre o atelier e a casa do designer, ambos em Paris, acompanhando o dia-a-dia de Van Noten. O documentário foi produzido pela londrina Dogwoof Pictures e contou com a realização de Reiner Holzemer. Não há data prevista para a estreia do documentário em Portugal. Já está, contudo, disponível no iTunes.

4Noble Biomaterials e Lenzing unem esforços

A fornecedora de soluções antimicrobianas Noble Biomaterials juntou-se à produtora austríaca de fibras celulósicas Lenzing Group para introduzir uma nova gama de têxteis sustentáveis de alta performance com propriedades antiodor. Os tecidos têm como objetivo oferecer às marcas de activewear uma alternativa têxtil mais natural ao poliéster usado frequentemente em malhas técnicas e usar a tecnologia baseada em prata XT2 da Noble para fornecer proteção contra o odor. Os tecidos podem ser lavados com menos frequência e, ainda assim, manter a frescura, segundo as empresas. Ao contrário dos acabamentos ou tratamentos tópicos, a prata é inerente e permanente ao fio e resistente às lavagens e ao uso. «A Noble tem uma história rica em desenvolvimento de fibras e têxteis e um profundo compromisso com a sustentabilidade», afirmou o fundador e CCO Joel Furey em comunicado. «O nosso objetivo é inovar constantemente em têxteis e tecnologias que melhorem a vida das pessoas», sublinhou.

5Louis Vuitton online na China

A Louis Vuitton está investida em conquistar uma quota crescente no mercado online chinês. A marca de moda francesa estreou recentemente um website de comércio eletrónico que vende artigos de couro, calçado, acessórios, relojoaria e joalharia e fragâncias. O website assinalou o 11.º mercado de comércio eletrónico da Louis Vuitton desde que a marca lançou o primeiro website em França, em 2005, de acordo com a CNBC. O website vai estar disponível em 12 cidades – Pequim, Xangai, Chongqing, Chengdu, Guangzhou, Shenzhen, Hangzhou, Nanjing, Shenyang, Dalian, Haerbin e Wuhan. Os consumidores podem usar a UnionPay, Alipay e o WeChat para pagamentos.

6Camisa de homem, pele de mulher

Desde sempre, as mulheres têm usurpado a clássica camisa branca ao guarda-roupa masculino ou, mais recentemente, comprado a peça na “secção de homem” das lojas. As camisas brancas são a base de um guarda-roupa intemporal, podendo ser combinadas com jeans, apertadas na cintura, usadas soltas ou, até, servir como vestido. Carolina Herrera é a prova de que a camisa é verdadeiramente uma peça sem tempo. Herrera tem defendido o item desde que lançou a marca, nos anos 1980, e a camisa branca tem uma presença constante nas suas coleções, bem como no estilo pessoal da designer. Este verão, considerando sobretudo a força da silhueta camiseiro, a camisa branca masculina compõe um look ideal para as noites de festa ou para os dias mais frescos.