Início Breves

Breves

  1. Pedro Pedro divide verão com Aly John
  2. Black Friday antecipa novo recorde
  3. Estação tropical
  4. Mulheres ganham menos no retalho
  5. Wal-Mart investe mil milhões no Brasil
  6. Guarda-roupa com pinta

1Pedro Pedro divide verão com Aly John

Foi há dias, no Museo Nazionale Della Scienza e Tecnologia Leonardo da Vinci, em Milão, que o designer Pedro Pedro desvendou as propostas coloridas para a primavera-verão 2018. Dez dessas propostas foram desenvolvidas em parceria com a marca nacional de denim Aly John. «São visões que surgem em tonalidades fortes ou ácidas, quase como se de uma ode aos anos 1990 se tratasse», afirma a Aly John em comunicado. «A Aly John abraça este projeto sem mãos a medir, concretizando peças em denim e algodão que louvam ainda mais este cenário», acrescenta sobre a colaboração “made in Portugal”. A coleção primavera-verão 2018 de Pedro Pedro teve a cor e o sportswear como elementos centrais, sendo um dos destaques precisamente a exploração do denim.

2Black Friday antecipa novo recorde

No que a dias de promoções no retalho diz respeito, a Black Friday mantém o pódio quando se trata de definir recordes de vendas. A Black Friday, que este ano acontece a 24 de novembro, será o dia de compras digitais mais movimentado na história dos EUA, superando a Cyber Monday (27 de novembro) pelo segundo ano consecutivo, de acordo com um relatório da Salesforce. O tráfego móvel em websites de retalho deverá subir até aos 60% do total do tráfego móvel em todo o mundo nesta temporada de compras (em comparação com 34% para desktops e 5% para tablets). As encomendas feitas nos smartphones deverão aproximar-se dos 40% nos grandes dias de promoções, como a Black Friday, de acordo com o relatório de previsões para a quadra natalícia de 2017 da Salesforce. Os consumidores terão 50% das suas compras natalícias concluídas até domingo, 3 de dezembro, e 80% concluídas até sexta-feira, 15 de dezembro. A Cyber Week (entre o Thanksgiving e a Cyber Monday) terá os melhores descontos (média de 28% do preço base) e a taxa mais alta de envios gratuitos (86% de todas as encomendas).

3Estação tropical

Fenty by Puma, Baja East, Michael Kors, Gucci e No. 21 foram apenas algumas das marcas que canalizaram a estética surfista para as respetivas coleções dedicadas à primavera-verão 2018. Em looks totais, vestidos ou sweatshirts, os padrões tropicais em tons vibrantes foram recorrentes nas passerelles das semanas de moda dedicadas à próxima estação quente. A versatilidade dos padrões à beira-mar pode ser comprovada nos diferentes coordenados sugeridos, viajando entre os vestidos ultrafemininos da Michael Kors e os conjuntos de estética streetwear da Baja East.

4Mulheres ganham menos no retalho

De acordo com um relatório do Chartered Management Institute (CMI), em parceria com a XpertHR, no Reino Unido, as mulheres que trabalham no sector do retalho ganham menos 19,4% anualmente do que os homens. Ainda assim, a diferença é consideravelmente menor do que a média nacional de 26,8%. No retalho, o salário médio de uma gerente de loja ronda as 17.937 libras (aproximadamente 20.377 euros), enquanto um gerente ganha em média 22.252 libras. Os resultados descobriram também que as mulheres são significativamente mais propensas a manter cargos de administração de baixo perfil (66%) do que os homens (34%), enquanto os homens são quase três vezes mais propensos a ocupar cargos de alto perfil. «Algumas pessoas tentaram explicar as diferenças salariais de género como sendo o resultado de diferentes cargas trabalho ou escolhas de carreira individuais», afirmou Mark Crail, diretor da XpertHR, ressalvando que o relatório teve por base uma análise ao salário de mais de 100 mil pessoas em mais de 400 organizações.

5Wal-Mart investe mil milhões no Brasil

O Wal-Mart planeia investir cerca de mil milhões de reais (aproximadamente 268 milhões de euros) no Brasil até 2019. O destino da quantia será a remodelação de 120 lojas, numa altura em que muitos rivais procuram crescer na maior economia da América Latina. «Já investimos cerca de 10% este ano», afirmou Flavio Cotini, diretor do Wal-Mart no Brasil, em declarações à Reuters. O Wal-Mart é o terceiro maior retalhista de mercadorias do Brasil. Entretanto, os analistas do grupo Goldman Sachs esperam que o grupo Carrefour Brasil, o maior retalhista alimentar do Brasil, quase duplique as lojas nos próximos três anos. A rival GPA também está a levar a cabo uma ambiciosa renovação de lojas para se preparar para recuperar o consumidor depois da pior recessão de que há registo no Brasil.

6Guarda-roupa com pinta

Analisando as galerias de estilo de rua das semanas de moda que, por esta altura, estão prestes a encerrar os calendários de desfiles dedicados à primavera-verão 2018, as bolas estão de volta aos guarda-roupas femininos e poderão mesmo vir a ser coroadas o padrão vencedor do outono. Pequenas, grandes ou mesmo exageradas, as bolas animaram os coordenados das amantes de moda nas imediações dos desfiles, com quase todas a concordarem em termos de paleta de cor – o clássico preto e branco é o vencedor, seja em vestidos, blusas ou saias.