Início Breves

Breves

  1. Tendence procura talentos portugueses
  2. Lucro da Burberry cresce a dois dígitos
  3. Segundo Louvre abre em Abu Dhabi
  4. Victoria Beckham treina com a Reebok
  5. YNAP próximo dos 500 milhões
  6. Christian Lacroix celebra 30 anos com coleção-cápsula

1Tendence procura talentos portugueses

Estão abertas as inscrições ao concurso Talents para os jovens designers interessados em apresentar os seus projetos e estabelecer contactos internacionais na feira Tendence, em Frankfurt. A Tendence é um salão dedicado aos artigos para o lar e gifts e, em 2018, acontece entre os dias 30 de junho e 3 de julho. A feira atrai importadores, distribuidores, profissionais do comércio a retalho, representantes de marcas e meios de comunicação de todo o mundo, sendo que a edição de 2017 recebeu mais de 22.000 visitantes e 943 expositores internacionais. Procurando promover o talento emergente, a Messe Frankfurt, entidade organizadora do salão, oferece aos jovens designers que pretendam apresentar o seu trabalho e estabelecer contactos internacionais uma área de apresentação gratuita, na qual a atenção dos expositores, compradores comerciais e jornalistas é atraída para novas tendências e projetos em desenvolvimento. O Talents será promovido no Modern Crafts (artes modernas e artesanato) no Hall 9.0 e em Acessórios e Joias no Hall 11.1. Para os interessados em participar no concurso Talents, é apenas necessário preencher o formulário disponível aqui para download e enviar juntamente com fotografias do seu trabalho e currículo para [email protected] até ao dia 19 de março de 2018. Aos jovens designers selecionados para integrar o Talents, a Messe Frankfurt oferece gratuitamente um stand equipado, registo no catálogo oficial da feira, material promocional e divulgação junto da imprensa internacional.

2Lucro da Burberry cresce a dois dígitos

A Burberry revelou um crescimento a dois dígitos no seu relatório semestral. Por outro lado, a marca britânica anunciou um programa de encerramento de lojas, integrado numa reestruturação estratégica. Para o período de seis meses terminados a 30 de setembro, a marca registou um crescimento de 26% nos lucros antes de impostos, para os 128 milhões de libras (aproximadamente 145 milhões de euros), enquanto o lucro operacional subiu 24%, para os 127 milhões de libras. Enquanto isso, as receitas totais cresceram 9%, para os 1,26 mil milhões de libras durante o primeiro semestre. Os resultados foram impulsionados por um crescimento de 10% nas vendas do retalho, com as vendas comparáveis a crescer 5% no segundo trimestre, em comparação com os 4% nos primeiros três meses do ano. Só no mercado do Reino Unido, a Burberry duplicou o crescimento, embora tenha havido uma desaceleração no segundo trimestre, já que os gastos dos turistas diminuíram. No entanto, a região Ásia Pacífico foi a que mais se destacou nas vendas em loja. A receita online direta ao consumidor também cresceu em todas as regiões, liderada pelo crescimento das transações móveis. «Estou satisfeito com a nossa performance no semestre, com um forte crescimento de lucro a dois dígitos», avaliou o presidente executivo da Burberry, Marco Gobbetti.

3Segundo Louvre abre em Abu Dhabi

Abu Dhabi prepara-se para inaugurar a sua versão do museu parisiense Louvre, posicionando-se assim, também, como destino de turismo cultural com a exposição de centenas de obras de arte que deverão atrair visitantes dos quatro cantos do mundo. Cercado de água, o museu que custou mais de mil milhões de dólares (aproximadamente 863 milhões de euros) inclui as 600 obras de arte adquiridas, além das 300 emprestadas de 13 instituições francesas, destacadas nas suas 23 galerias permanentes. Paul Gauguin, Vincent Van Gogh, Pablo Picasso e Cy Twombly são alguns dos artistas revisitados no segundo Louvre. O presidente francês Emmanuel Macron será o convidado de honra da inauguração do museu, além de outros chefes de Estado. «É muito mais do que um museu. É um centro de paz, aceitação, tolerância e educação», reconheceu Mohamed al-Mubarak, do departamento de cultura e turismo de Abu Dhabi, em declarações agência noticiosa Reuters. Entre as instalações permanentes estão uma escultura de Auguste Rodin, uma árvore do artista italiano Giuseppe Penone e três gravuras da autoria de Jenny Holzer. Há, ainda, peças inestimáveis no museu do Louvre de Abu Dhabi, entre elas uma estátua da Esfinge, datada do século VI a.C., e um busto de mármore de Alexandre, o Grande.

4Victoria Beckham treina com a Reebok

Apontada como a colaboração sucessora da Stella McCartney+Adidas, foi na semana passada anunciada a parceria da designer Victoria Beckham com a marca desportiva Reebok. Beckham avançou a boa-nova através de uma publicação na rede social Instagram, apesar de se ter de esperar até ao final 2018 para se conhecerem os resultados de mais uma aliança entre a moda e o desporto. «Sempre defendi que se deve dar confiança às mulheres e a Reebok é uma marca que tem estado na vanguarda desta mensagem há décadas. Ter a oportunidade de desafiar as noções tradicionais de fitness wear num contexto de moda é algo que eu sempre quis fazer», declarou a ex-Spice Girl. A linha será integrada na Reebok’s Innovation Collective, iniciativa que tem como objetivo alcançar o público mais jovem através das plataformas digitais.

5YNAP próximo dos 500 milhões

As plataformas de comércio eletrónico Yoox, Net-A-Porter, Mr Porter e Outnet informaram, na semana passada, que o volume de negócios havia subido 17,7% em moeda neutra, para os 481 milhões de euros no final de setembro. As vendas multimarca in-season, que representam 52% do total, cresceram 16,8%, enquanto o negócio multimarca off-season subiu 17,4%, com a empresa a promover fortemente o Yoox para fazer subir ainda mais esse número. Os websites de terceiros também viram o valor bruto do merchandising aumentar 24,8%. Itália, Reino Unido e restante Europa foram os mercados-estrela e até mesmo a região com menor crescimento, a América do Norte, registou uma subida de 10,3% em moeda neutra. Durante os primeiros nove meses, as vendas orgânicas cresceram 18,6%, gerando 16,8 mil milhões de euros em 6,8 milhões de encomendas. As visitas ao website (até ao momento) atingiram os 586,5 milhões. A expansão é também fundamental para o grupo, com o YNAP a preparar-se para lançar uma joint venture com a Alabbar para alavancar os negócios no Médio Oriente.

6Christian Lacroix celebra 30 anos com coleção-cápsula

O criador francês Christian Lacroix, cuja carreira se iniciou nas casas Hermès e Jean Patou, fundou a marca epónima em 1987. Os bordados extravagantes e as coleções ornamentadas da Christian Lacroix foram muitas vezes inspiradas pelo sul de França, onde o designer nasceu. Gradualmente, a marca foi diversificando a sua oferta e assumiu-se como uma proposta de lifestyle de pleno direito. Em 2005, a Christian Lacroix foi vendida ao grupo americano Falic. Sacha Walckhoff tem sido o seu diretor criativo desde 2010, honrando herança da casa sem deixar de lhe adicionar uma dose de modernidade. Para comemorar o 30.º aniversário da marca Christian Lacroix, Sacha Walckhoff juntou-se ao artista multimédia Brian Kenny, que tem propensão para misturar cores vibrantes. O resultado é uma coleção de moda e lifestyle com uma vibração artística, com ênfase na cor e numa variedade de padrões. O artista de Nova Iorque reinterpretou também alguns designs icónicos de lenços para a parceria. A coleção-cápsula de edição limitada Christian Lacroix x Brian Kenny inclui ainda almofadas, t-shirts, capas de telemóvel, etc.