Início Breves

Breves

  1. Buchinho e Pedro Pedro online
  2. Amazon é a retalhista do ano
  3. Tommy Hilfiger prefere Milão
  4. Dar música ao streetwear
  5. Desfile misto chega à Balenciaga
  6. Filipe Faísca celebra Natal

1Buchinho e Pedro Pedro online

Com poucos dias de intervalo, os designers Luís Buchinho e Pedro Pedro anunciaram recentemente nas respetivas contas oficiais na rede social Instagram o lançamento dos aguardos portais de comércio eletrónico. As lojas online dos dois criadores de moda já estão ativas e permitem comprar as coleções outono-inverno 2017/2018, desfiladas na passerelle do Portugal Fashion. A loja online de Pedro Pedro tem também à venda as colaborações do designer com a marca de bolsas Maria Maleta e com a designer de joalharia Barbara Goyri.

2Amazon é a retalhista do ano

Desde que foi fundada em 1994, a Amazon foi saltando de um sector para outro e dominou-o, mesmo que isso tenha significado derrubar as estruturas existentes. O Amazon Echo nasceu depois do Fire Phone ter morrido. A última versão do serviço de streaming de música da Amazon, a Amazon Music Unlimited, foi construída em cima dos pilares da sua loja de música inicial, a Amazon MP3. Os programas de TV originais dos Amazon Studios foram precedidos pela plataforma de crowdsourcing que a empresa apresentou em 2010 aos aspirantes a guionistas. Até mesmo o negócio de moda da empresa – a Amazon é agora a segunda maior retalhista de vestuário nos EUA, de acordo com a Morgan Stanley – evoluiu a partir das experiências com mobiliário (2004), artigos para o lar (2008), acessórios eletrónicos (2009) e, por fim, com os produtos perecíveis como o café orgânico. De acordo com um relatório da Bloomberg, divulgado em julho deste ano, a Amazon foi mencionada 635 vezes num prazo de 90 dias em chamadas entre executivos no âmbito de relatórios de contas. Muitos retalhistas têm procurado adaptar-se e inovar, para alcançar a Amazon ou mesmo destroná-la. O Walmart é, neste campo, um caso paradigmático, apostando na automatização e digitalização em loja e selando aquisições, como a plataforma Bonobos. Já a Target adquiriu uma empresa para garantir entregas no mesmo dia e tem vindo a apostar num serviço ao cliente ao estilo Prime da Amazon. Os retalhistas tradicionais estão a esforçar-se para alavancar as suas vantagens de retalho físico, considerando que os consumidores continuam a preferir a experiência em loja, cruzando-as com a aposta em robots, pagamentos seamless e operadores de loja munidos de dispositivos eletrónicos. Contudo, a Amazon continua imbatível, de acordo com o Retail Dive. No seu mais recente golpe de mestre, a empresa que fatura 136 mil milhões de dólares (aproximadamente115 mil milhões de euros) adquiriu, por 13,7 mil milhões de dólares, a Whole Foods.

3Tommy Hilfiger prefere Milão

A marca norte-americana escolheu Milão como destino de apresentação da coleção outono-inverno 2018/2019, em fevereiro. A escala na capital de moda italiana acontece depois do evento “ver agora/comprar agora”, em Londres, em setembro último, e da passerelle erguida numa praia em Los Angeles. Tal como aconteceu nas mostras anteriores, todos os coordenados do desfile da Tommy Hilfiger vão ficar imediatamente disponíveis para compra online. Em Milão, o desfile está agendado para o dia 25 de fevereiro. «A visão para a TommyNow foi criar uma plataforma global dentro da qual pudéssemos fazer uma tour para levarmos a nossa experiência de desfile a novos públicos em todo o mundo», sublinhou a marca em comunicado.

4Dar música ao streetwear

Justin Bieber, Frank Ocean e SZA são alguns dos artistas cujas músicas adornam a mais recente coleção cápsula da plataforma Genius. A Genius autointitula-se «o maior repositório de letras de músicas e informações musicais» do ciberespaço. Integrada numa retrospetiva de final de ano sobre as músicas mais populares, a plataforma decidiu agora lançar uma coleção de roupa de estética streetwear inspirada em algumas das letras mais memoráveis de 2017. O leque de preços varia entre os 30 e os 60 dólares (aproximadamente entre 25 e 51 euros). As t-shirts e sweatshirts da coleção cápsula já podem ser adquiridas online.

5Desfile misto chega à Balenciaga

O diretor criativo da Balenciaga, Demna Gvasalia, confirmou há dias aos jornalistas que a apresentação da próxima coleção da casa, dedicada ao outono-inverno 2018/2019, será em formato desfile misto – unindo as propostas para homem e mulher em passerelle. Gvasalia relançou a linha masculina da Balenciaga em junho último e, até agora, a Balenciaga desvendou já três coleções durante a semana de moda masculina de Paris. Sugerindo que as coleções de homem foram bem-recebidas pelos clientes, a marca anunciou também que apresentará pré-coleções masculinas, com início em janeiro. A Balenciaga vem assim juntar-se ao grupo da Kenzo, Burberry, Calvin Klein e Gucci – marcas já rendidas aos desfiles mistos.

6Filipe Faísca celebra Natal

Filipe Faísca, designer responsável pelo encerramento do calendário de desfiles da edição “Luz” da ModaLisboa, tem neste Natal um presente especial para as suas clientes. Até dia 22 de dezembro, o atelier Filipe Faísca está com 50% de desconto em artigos da coleção outono-inverno 2017/2018 e, também, em peças de coleções anteriores. As promoções podem ser conhecidas no n.º 99 da Calçada do Combro, Lisboa.