- 100% ModaPortugal chega à Sic Notícias
- Conferência Fashionsustain explora economia circular
- Algodão em subida em 2017/18
- Stoll e Myant unem esforços no 3D
- U. Minho recebe prémio internacional de engenharia
- As peças mais populares segundo o Pinterest
1100% ModaPortugal chega à Sic Notícias
A iniciativa 100% ModaPortugal, sob a chancela do CENIT – Centro Associativo da Inteligência Têxtil, em parceria com a Anivec e o apoio do Portugal 2020, já tem tempo de antena e chega à Sic Notícias amanhã, às 14h40. O novo programa da grelha do canal informativo terá como foco as melhores práticas de um dos sectores mais importantes para a economia nacional: a indústria têxtil e vestuário. Apresentado por Raquel Strada, o programa 100% ModaPortugal irá destacar, ao longo de 24 semanas, os bons exemplos de projetos totalmente nacionais e com conquistas aquém e além-fronteiras por terem apostado na diferenciação, criatividade, inovação, juventude e na modernidade, no que diz respeito à marca, ao design e ao marketing. A produção do programa está a cargo da Um Segundo Filmes.
2Conferência Fashionsustain explora economia circular
Organizada pela Messe Frankfurt, em colaboração com a Techtextil e a Texprocess, a conferência Fashionsustain Berlin, cujo tema central é “Run for Circularity”, realiza-se dia 17 de janeiro de 2018 no Kraftwerk Berlin, na Alemanha. O evento está integrado na Ethical Fashion Show, feira internacional de moda ética e sustentável. «A Messe Frankfurt e o Premium Group uniram esforços no sentido de oferecerem a um vasto público empenhado em discutir uma moda mais justa e um estilo de vida mais sustentável, a maior plataforma europeia dedicada ao desenvolvimento tecnológico no âmbito de uma estratégia de implementação da sustentabilidade», explica a organização em comunicado. Marcas, empresas, fabricantes, responsáveis pelo desenvolvimento e investigadores irão colocar no centro das atenções materiais e processos, inovação, circularidade e aplicações industriais. A Fashionsustain organiza-se em torno de três temas: materiais, produção e circularidade, em que se debatem os mais recentes desenvolvimentos, as melhores práticas e práticas futuras. A conferência abre portas às 10 horas e termina às 17 horas. A entrada é gratuita. Informações e registo aqui.
3Algodão em subida em 2017/18
Os analistas estimam que a produção mundial de algodão cresça aproximadamente 13% na temporada 2017/2018, alavancada por uma recuperação da área cultivada e por uma rentabilidade ligeiramente superior nos principais produtores. As projeções do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) para dezembro mostram uma revisão em alta na produção global para os 120 milhões de fardos, uma subida de 13% em relação à temporada anterior. Na Índia – a maior produtora de algodão –, a produção deverá chegar aos 29,5 milhões de fardos, 9% superior a 2016/2017; enquanto a produção de algodão na China deverá alcançar os 25 milhões de fardos, o maior valor em três anos. A produção do Paquistão, entretanto, deverá chegar aos 8,2 milhões, com a produção a recuperar em relação às duas estações anteriores. No Brasil e na Austrália, a produção de algodão deverá crescer 11% e 16%, respetivamente. Entretanto, o comércio global de algodão deverá subir 3% em relação à temporada anterior, alcançando o valor mais alto em quatro anos em 2017/2018.
4Stoll e Myant unem esforços no 3D
A construtora de máquinas de tricotagem alemã Stoll associou-se à Myant, pioneira na aplicação de eletrónica em têxteis, para lançar 500 novas máquinas de tricotar 3D nos mercados do Canadá e EUA, sustentando o crescimento de têxteis inteligentes e funcionais. Os planos da Myant e da Stoll passam por transformar o horizonte da indústria têxtil com as últimas inovações nos campos da Indústria 4.0, ciência dos materiais e aplicações técnicas para artigos de alta qualidade produzidos na América do Norte. «A Stoll e Myant estão alinhadas no objetivo de criar um novo padrão para têxteis inteligentes e funcionais», afirma o CEO da Stoll, Andreas Schellhammer, em comunicado. «A nossa colaboração representa uma abordagem completamente nova para os têxteis inteligentes», acrescenta. Tony Chahine, CEO e fundador da Myant, revela que «o objetivo é reduzir as barreiras à inovação e produção têxtil e promover a colaboração entre investigadores, médicos, engenheiros, designers, estudantes e qualquer pessoa com uma ideia criativa». A Myant tem ainda planos de colaboração com centros de investigação universitários americanos e canadianos e está atualmente comprometida com a criação de um “supercluster” produtivo em Toronto que sustentará o lançamento da sua marca patenteada de têxteis inteligentes “made in Canada”.
5U. Minho recebe prémio internacional de engenharia
Rui L. Reis, vice-reitor para a Investigação e Inovação da Universidade do Minho, acaba de ser distinguido com o “Harvey Engineering Research Award”, atribuído pela Institution of Engineering and Technology (IET), que conta com 170 mil membros de 150 países. O prémio pecuniário, no valor de cerca de 400 mil euros, vai ser usado para criar modelos inovadores e funcionais de cancro em 3D, que possam ajudar a prever a eficácia de medicamentos, evitando o recurso a diversos testes em animais e alguns ensaios clínicos. De entre os vários candidatos de todo o mundo, que foram analisados por um júri internacional, Rui L. Reis foi selecionado devido «às suas contribuições notáveis e às décadas de investigação de excelência na área da engenharia de tecidos 3D para novos terapias regenerativas e para o desenvolvimento de modelos de doença». O financiamento proporcionado por este prémio vai apoiar mais cinco anos de investigação, cujo objetivo é criar uma plataforma única de engenharia de tecidos que permita a criação de microambientes de cancro em 3D. Estes microambientes podem ser usados como modelos funcionais de doença para testar medicamentos contra o cancro, que ainda estão a ser concebidos pela indústria farmacêutica, assim como experimentar terapias inovadoras, ainda em fase de ensaios pela comunidade médica.
6As peças mais populares segundo o Pinterest
À medida que o frio se vai instalando no guarda-roupa, as amantes de moda trocaram os stilettos e blusas de seda por botas e camisolas de malha, de acordo com o Pinterest. A rede social divulgou recentemente as peças mais populares desta estação fria – que canalizam um estilo acolhedor e confortável. O veludo está de volta e domina os coordenados, reinterpretado em peças contemporâneas e garantindo conforto e aconchego neste outono-inverno. Os vestidos de veludo estão entre os itens essenciais desta estação fria, de acordo com o Pinterest, assim como as calças de veludo, que assistiram a um crescimento de 889% na procura naquela rede social desde o ano passado. Nos casacos, existem duas tendências-chave: a intemporal gabardina e o casaco de pelo falso. No calçado, as botas que terminam no tornozelo (ankle boots) dominam os coordenados das amantes de moda, garantindo novamente conforto e, também, versatilidade, podendo ser usadas com calças, vestidos longos ou saias de silhueta midi. As botas Absolute Suede da Asos são o modelo do momento.