Início Breves

Breves

  1. Wonder Room de portas abertas
  2. Jeff Bezos é o mais rico dos tempos modernos
  3. Lidl esmaga concorrência
  4. Estudantes da ESAD vendem coleções
  5. Museu V&A com exposição sustentável
  6. Tendências de beleza para 2018

1Wonder Room de portas abertas

Até 9 de fevereiro, a ModaLisboa está a receber candidaturas para o Wonder Room, a pop-up store de marcas portuguesas de moda, design e lifestyle que visa promover novas linguagens e produtos, estimulando a ligação entre inovação e tradição. O espaço estará aberto ao público entre 9 e 11 de março, na ModaLisboa. «O Wonder Room tem como missão promover a inovação, excelência e singularidade dos seus participantes, sendo um veículo de comercialização e promoção juntos dos media e do público», sublinha a organização. As marcas interessadas em candidatar-se, devem preencher a ficha de inscrição disponível aqui e enviá-la até 9 de fevereiro para o e-mail wonder.room@modalisboa.pt, juntamente com as informações solicitadas.

2Jeff Bezos é o mais rico dos tempos modernos

Com a chegada de 2018, as ações da gigante online Amazon valorizaram cerca de 6,6% na primeira semana de janeiro. Esta subida levou a que a fortuna de Jeff Bezos se elevasse para os 105,1 mil milhões de dólares (aproximadamente 88,2 mil milhões de euros) e fez do empresário o homem mais rico dos tempos modernos, de acordo com o portal Bloomberg. O valor ultrapassa os 100 mil milhões de dólares que Bill Gates somou aquando do boom da Microsoft, em abril de 1999, e isola o homem forte do marketplace no primeiro lugar do índice dos maiores multimilionários do mundo.

3Lidl esmaga concorrência

Um estudo recente da Universidade da Carolina do Norte concluiu que o Lidl tem levado os seus concorrentes a baixarem os preços de produtos básicos até 55%, comparativamente àqueles que praticam em mercados onde o Lidl não está presente. O estudo centrou-se no efeito que a entrada do Lidl nos EUA teve na política de preços de concorrentes como o Aldi, Food Lion, Kroger, Publix e o Walmart. O estudo revelou que o Lidl exercia uma forte pressão competitiva sobre os retalhistas nas mesmas áreas comerciais. O relatório afirma que a pressão da concorrência foi três vezes superior à ocorrida quando o Walmart entrou no mercado. Os retalhistas incluídos no estudo têm habitualmente preços 25% mais caros do que os praticados pelo Lidl.

4Estudantes da ESAD vendem coleções

No âmbito de uma parceria estabelecida entre a instituição de ensino de Matosinhos e a The Design, os estudantes da Licenciatura em Design de Moda da ESAD desenvolveram uma coleção cujo objetivo era chegar às montras da concept store. Os melhores projetos conseguiram e estão à venda, tendo sido inclusivamente destacados para as montras no período de Ano Novo. O projeto das lojas The Design, que procuram oferecer propostas originais e intemporais, fora do circuito de tendências, arrancou em 2006 no Porto, em 2010 em Lisboa, e em 2012 no Algarve.

5Museu V&A com exposição sustentável

A partir de 21 de abril, o museu V&A apresenta a exposição “Fashioned from Nature”, que retrata a relação complexa que existe entre a moda e mundo natural desde 1600 até à atualidade. A exibição reúne peças que reincarnam a beleza e o poder da natureza através de vestuário da Christian Dior e de acessórios da Dries Van Noten. O impacto ambiental também fará parte da exposição desde a procura de matérias-primas até às campanhas promovidas pela Fashion Revolution e Vivienne Westwood. Serão ainda apresentados projetos desenvolvidos com base no baixo consumo de água e com uso de plástico reciclável para criar produtos mais conceptuais. A mostra exibirá ainda o vestido da Calvin Klein fabricado a partir de garrafas de plástico recicladas e usado por Emma Watson na gala do MET em 2016, assim como uma bolsa fabricada com fibras de ananás.

6Tendências de beleza para 2018

A plataforma Pinterest fez uma previsão do que serão as tendências de beleza para este novo ano com base nos 48 milhões de “Pinners” registados na rede social. Os derma-rollers faciais prometem ser o próximo grande negócio, a considerar pelo aumento em 345% de “pins” para este produto. O óleo de limpeza também já convenceu a comunidade que, durante os últimos 12 meses, aumentou em 555% número de “pins” guardados. No que diz respeito a maquilhagem, a previsão é que as pestanas sejam o foco de atenção, enquanto que o design de unhas manterá a popularidade, especialmente, com desenhos geométricos. Em consonância com as coleções Primavera/Verão 2018 que pisaram as passerelles da semana da moda, as cores brilhantes e vibrantes serão as escolhas para a paleta de sombras. Outra grande influência serão as bases que, neste momento, dispõem de mais oferta de tons, o que provocou um aumento de 378% de “pins”. Cabelo escovado para trás e cabelo ondulado foram os dois penteados que registaram um aumento de 166% do número de pesquisas, conferindo uma ideia do que poderão ser os visuais mais recorrentes em 2018.