Início Breves

Breves

  1. Máquina de lavar à prova de microplásticos
  2. Fluxos comerciais recuperaram em 2017
  3. Tesco lança t-shirt com Realidade Aumentada
  4. O melhor algodão do mundo renova imagem
  5. Vitória da ONU no combate à poluição
  6. Jeanologia ajuda a poupar 8.000.000 m3 de água

1Máquina de lavar à prova de microplásticos

A empresa Xeros Technologies desenvolveu uma nova tecnologia que reduz a quantidade de microfibras libertadas pelo vestuário sintético durante uma lavagem doméstica – uma das grandes causas de poluição por microplásticos. Apresentada na semana passada no Consumer Eletronics Show, em Las Vegas, a novidade faz parte, segundo a empresa, de um conjunto de três inovações desenvolvidas para reduzir o consumo de água até 50% e responder ao impacto ambiental dos microplásticos libertados pela roupa sintética. Estima-se que cada ciclo de lavagem tradicional liberte milhares de microfibras que são transportadas pelos resíduos de água a cada descarga, sendo tão pequenas que passam pelas instalações de tratamentos residuais e eventualmente acabam nos rios, lagos e oceanos, em detrimento da vida selvagem e da cadeia alimentar. Com efeito, um estudo de 2016 pioneiro da Patagonia, realizado pela Bren School of Environmental Science & Management, revelou que um casaco polar pode libertar até 250.000 microfibras numa só lavagem. A nova inovação de filtragem XFiltra da Xeros trata do problema diretamente onde as microfibras são criadas: na máquina de lavar doméstica. Compatível com qualquer máquina de lavar doméstica, possui uma bomba integrada, um filtro e um dispositivo de escoamento. A água não filtrada entra no XFiltra, onde as microfibras são capturadas e centrifugadas para um disco sólido para facilitar a remoção. As duas inovações adicionais incluem a tecnologia XDrum, que permite que os fabricantes incorporem a tecnologia XOrb, até agora apenas disponível para operações de lavandaria comercial, em máquinas de lavar domésticas. A tecnologia de polímero XOrb permite, alegadamente, que as máquinas de lavar roupa funcionem de forma mais eficiente, removam delicadamente a sujidade e manchas com 50% menos água e produtos químicos. As tecnologias duram várias centenas de lavagens antes de precisarem de ser substituídas.

2Fluxos comerciais recuperaram em 2017

Desde meados de outubro de 2016 a outubro de 2017, os membros da World Trade Organization (WTO) introduziram 108 novas tarifas comerciais, regulamentações aduaneiras, restrições quantitativas e medidas locais. Isto, no entanto, equivale a uma média de 9 medidas por mês, o que ficou abaixo das 15 registadas em igual período do ano passado. «O contexto económico reportado para este ano é, no mínimo, interessante», afirma Roberto Azevêdo, diretor-geral da WTO. «Os fluxos de comércio internacional recuperaram fortemente nos últimos 12 meses após um acentuado abrandamento em 2016. Em setembro, atualizámos as nossas previsões para o crescimento do comércio em 2017. Isso deveu-se a uma acentuada aceleração do crescimento do comércio global na primeira metade do ano. A previsão original era de 2,4%, e agora esperamos um crescimento de 3,6%. Esta previsão melhorada é muito
bem vinda, mas subsistem riscos significativos que ameaçam a economia mundial e podem facilmente prejudicar qualquer retoma comercial. Olhando para o futuro, precisamos continuar a trabalhar arduamente para ajudar a facilitar o comércio. E, claro, isso inclui evitar medidas que possam dificultar e restringir os fluxos comerciais. Por isso, incito os membros a redobrar esforços para abster-se de implementar novas medidas restritivas para o comércio e reverter as existentes», acrescenta o diretor-geral da WTO.

3Tesco lança t-shirt com Realidade Aumentada

A Hela Clothing, produtora de vestuário no Sri Lanka, aliou-se à Tesco para lançar uma t-shirt de criança com Realidade Aumentada. A “Zero Gravity” foi desenvolvida pelo braço da Hela para a inovação, a Helavation, e está a ser comercializada sob a sob a marca F&F da Tesco. Desenhada para rapazes dos 7 aos 12 anos, a t.shirt permite descarregar a app “Zero Gravity” para um jogo de astronautas exclusivo, a grande novidade deste desenvolvimento, revela a Hela. «Vemos a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual como tendências excitantes para o futuro a temos procurado desenvolver as nossas valências nestas áreas ao longo do último ano a fim de tornar a tecnologia mais acessível para os nossos clientes», explica Nissanga Warnapura, CIO da Hela Clothing. Segundo a empresa, a tecnologia de RA deverá gerar 83 mil milhões de dólares em vendas nos próximos três anos.

4O melhor algodão do mundo renova imagem

A Cotton Egypt Association (CEA) anunciou o lançamento de uma nova identidade de marca e de uma plataforma digital com o objetivo de combater a escalada na cadeia de aprovisionamento de algodão egípcio falso e aumentar a procura por parte dos consumidores, assim como a confiança dos retalhistas na matéria-prima. A nova campanha “Be Human”, que acaba de ser oficialmente apresentada na Heimtextil, em Frankfurt, foi concebida para reforçar o posicionamento do algodão egípcio como “o melhor do mundo”. «Queremos que as pessoas de todas as idades, por todo o mundo, busquem a sua resistência, maciez e durabilidade. É tudo sobre o toque humano», explica Khaled Schuman, diretor-executivo da CEA.

5Vitória da ONU no combate à poluição

Os últimos esforços da ONU podem ajudar a transição das marcas e retalhistas de vestuário para a economia circular, onde os produtos ao longo de toda a cadeia de valor são reparados, reutilizados e reciclados. Cerca de 2,5 milhões de promessas por parte de governos, sociedade civil e empresas foram registadas na assembleia ambiental das ONU em Nairobi no início do mês, onde, pela primeira vez num evento do género, ministros do ambiente emitiram uma declaração. Segundo os termos do documento, as nações vão honrar esforços para prevenir, mitigar e gerir a poluição de
ar, terra e solo, água doce e oceanos – que a ONU afirma prejudicar a nossa saúde, sociedades, ecossistemas, economias e segurança. Ficou ainda acordado o compromisso para aumentar a investigação e o desenvolvimento com foco na poluição através de medidas adaptadas, orientando as sociedades para estilos de vida mais baseados na economia circular, promovendo incentivos fiscais para mudar os mercados e fomentando medidas positivas e reforçando a legislação contra a poluição. «Hoje colocamos a luta contra a poluição no topo da agenda política global», reconheceu Erik Solheim, diretor de Ambiente na ONU. «Temos uma longa luta pela frente, mas a cimeira mostrou que há uma verdadeira vontade por mudanças positivas significativas. O apoio maciço que vimos da sociedade civil, empresas e indivíduos – com milhões de promessas para acabar com a poluição – mostram que este é um desafio global com um desejo global de ganharmos essa batalha juntos», referiu.

6Jeanologia ajuda a poupar 8.000.000 m3 de água

A empresa espanhola Jeanologia, especializada em tecnologias de acabamento de vestuário sustentáveis que reduzem o consumo de químicos, água e energia, afirma ter contribuído para a poupança de cerca de 8 milhões de metros cúbicos de água no ano passado, o equivalente à água necessária para consumo humano durante um ano na cidade de Miami. Os resultados foram confirmados pelo software da Environmental Impact Measuring (EIM), que analisa o impacto ambiental dos acabamentos em vestuário. As tecnologias laser, ozono e eflow da Jeanologia são utilizadas em 60 países, ajudando a reduzir o consumo de energia e químicos, assim como a aumentar a produtividade, refere a empresa espanhola. «Com a EIM, criámos uma norma industrial que permite medir a pegada ambiental do processo produtivo, que é já usada por marcas de renome como a M&S, Tommy Hilfiger e H&M», revela Enrique Silla, CEO da Jeanologia. A empresa, que recentemente coordenou uma coleção de moda integralmente sustentável produzida no Bangladesh, está atualmente a trabalhar para a meta de poupar 85% de água e químicos com o novo sistema Laundry 5.0, que combina quatro das tecnologias da Jeanologia – lazer, ozono, eflow e H2 – para gerar «cinco zeros» – descarga zero, scaping manual zero, permanganato de potássio zero, stone wash zero e lixivia zero.